Porque Tropeiro

Tropeiro é a designação dada aos condutores de “tropas” de muares e cavalos entre as regiões de produção e os centros consumidores no Brasil a partir do século XVII. Cada animal carregava cerca de 120 kg e chegava a percorrer até 3 000 km. Teve papel importante na economia mas o contexto cultural como veiculador de ideias e notícias entre as aldeias e comunidades distantes entre si, numa época em que não existiam estradas no Brasil foi essencial.
Os comerciantes deslocavam-se entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, transportando bois, cavalos, mulas e gêneros regionais. Em 1680, os jesuítas estabeleceram-se na região das Missões, no atual Rio Grande do Sul. Trouxeram com eles o gado que se multiplicou livre e grandemente nas pradarias dos Pampas gaúchos. Com o advento da descoberta do ouro nas Minas Gerais, houve um grande aumento na demanda de carne (charque) e, também, de couro para os alforjes do transporte do ouro até a metrópole portuguesa.
Ao longo das rotas pelas quais se deslocavam, ajudaram a fazer brotar várias das atuais cidades do Brasil. As cidades de Taubaté, Sorocaba, Santana de Parnaíba e São Vicente em São Paulo, Viamão e Cruz Alta no Rio Grande do Sul e Castro no Paraná são algumas das pioneiras que se destacaram pela atividade de seus tropeiros.
Longe de serem comerciantes especializados, os tropeiros compravam e vendiam de tudo um pouco: alimentos, ferramentas, vestimentas etc. A existência do tropeirismo estava intimamente relacionada ao ir e vir pelos caminhos e estradas, com destaque para a Estrada real – via pela qual o ouro mineiro chegou ao porto do Rio de Janeiro e seguiu para Portugal.
Os tropeiros transportavam uma grande variedade de mercadorias como açúcar mascavo, aguardente, vinagre, vinho, azeite, bacalhau, peixe seco, queijo, manteiga, biscoito, passas, noz, farinha, gengibre, sabão, fruta seca, chouriço, salame, tecido, alfaias, marmelada, coco, carne seca, algodão, sal, vidro para janela etc.
Um dos marcos iniciais do tropeirismo foi quando a Coroa Portuguesa instalou, em 1695, na Vila de Taubaté, a Casa de Fundição de Taubaté, também chamada de Oficina Real dos Quintos. A partir de então, todo o ouro extraído das Minas Gerais deveria ser levado a esta Vila e, de lá, seguia para o porto de Parati, de onde era encaminhado para o reino via cidade do Rio de Janeiro.
O Museu do Tropeiro foi inaugurado em 1977 e esá localizadona cidade de Castro no interior do estado do Paraná. O seu acervo possui desde o vestuário e apetrechos até a cangalha e instrumentos de trabalho deste pioneiro que desbravou o interior do Brasil e fundou inúmeras cidades, incluindo a própria Castro.
Ainda hoje, tropeiros atuam em algumas regiões do Brasil, como os que transportam queijos e doces da região de Itamonte, em Minas Gerais, para Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*