Dia 002 – Alto Paraíso – São Jorge – Termas Morro Vermelho

Dia 002 – 29/06/2018 – Alto Paraíso – São Jorge – Termas Morro Vermelho

A estrada entre Alto Paraíso e São Jorge é muito bonita, já mostrando todo o esplendor da Chapada dos Veadeiros. Um lado da estrada é dedicado aos ciclistas e com um asfalto de excelente qualidade.

Atravessamos o vilarejo de São Jorge e fomos direto o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. O estacionamento é particular e custou R$ 15,00, já a entrada do parque era gratuita. Na chegada fomos orientados a preencher uma ficha e assistir um vídeo explicativo sobre as trilhas e o local.

Fizemos a trilha amarela – Trilha dos Saltos, indicada por um dos voluntários que disse ser é a melhor trilha para fotografias. O total, ida e volta, é de quase 10 km, mas tivemos a impressão de ser bem mais. É uma trilha de dificuldade média e é necessário um bom preparo físico para encará-la, principalmente para o retorno que possuí muitas subidas por pedras e muitas vezes bem íngremes.

O Parque é um local lindo, com trilhas bem demarcadas e paisagens de tirar o folego. Não vimos nenhum lixo jogado pelo local tinha uma estrutura bem conservada. O destaque foi para a flora, vimos muitas flores e árvores diferentes, típicas do cerrado. Praticamente não vimos animais e pássaros durante o passeio, avistamos apenas alguns pequenos calangos pelo caminho e algumas borboletas e libélulas.

O primeiro local que chegamos foi nas corredeiras, com pequenas quedas d’água formando um ótimo lugar para o banho. Só a Juliana nadou, enquanto eu e o Paulo ficamos sentados com os pés e as pernas na água. Continuamos pela trilha amarela em direção aos Saltos (Salto I e Salto II). Passamos por um mirante e vimos a imensidão que é o Parque.

O caminho de volta foi difícil pois é cansativo, todo em subida, com muitos degraus altos feitos de pedras e trechos bastante íngremes, exigindo muito do nosso corpo, principalmente dos pulmões e das coxas. Tivemos que fazer várias paradas para respirar, descansar e hidratar.

Saindo do Parque fomos para as Termas de Morro Vermelho. O local fica apenas 18 km de distância de São Jorge, no sentido oposto à cidade de Alto Paraíso. Chegando às Termas e conversando com os funcionários, conseguimos a permissão para pernoitar no local, inclusive nos cederam banheiro para banho. As piscinas termais, apesar de não muito grandes, eram tudo o que precisávamos para nos recuperar da trilha feita durante o dia.

Jantamos no restaurante das Termas, que foi outra surpresa agradável, com uma comida muito bem feita, principalmente a farofa de banana, que agradou a todos.