Dia 018 – Pedra do Ingá (Itacoatiaras) (PB)

Dia 018 – 15 de julho de 2018 – Pedra do Ingá (PB)

O nosso destino hoje foi a Pedra do Ingá – Paraíba, as Itacoatiaras, que são monumentos arqueológicos, significam em tupi-guarani “pedras pintadas” e ficam à beira do rio Ingá. Essas gravuras rupestres são as mais conhecidas do Brasil, foram o primeiro monumento de arte rupestre protegido no Brasil e o único que é reconhecido também pelo seu conteúdo artístico. Foram indicadas para serem Patrimônio da Humanidade.

A natureza do local é muito bonita, só por isso já vale o passeio, mas ver Itacoatiaras é fantástico. A nossa visita ao complexo foi guiada pelo guia de ecotrilhas Dennis que nos explicou as figuras existentes nas pedras, como eram feitas e os estudos realizados no local, inclusive estudos noturnos que melhoraram o entendimento de muitas figuras.

Existem vários conjuntos com as figuras rupestres, mas o principal é um paredão vertical de 50 metros de comprimento por 3 metros de altura. Nas áreas em volta, há inúmeras inscrições e seus significados ainda são desconhecidos. Muitas figuras eram feitas à noite com iluminação de fogueira com isso a compreensão das figuras é de baixo para cima.

Essa área é tombada como Monumento Nacional pelo extinto Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN) e está na lista de indicações para ser Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Fizemos uma despedida difícil da Juliana e seu marido Patrick que nos acompanham no dia de hoje. Dormimos em João Pessoa, Paraíba.