Olinda (PE)

Patrimônio da Humanidade – Centro Histórico de Olinda (PE)

Olinda foi a primeira capital brasileira, cidade maravilhosa situada na região metropolitana de Recife e que conta com uma história muito rica e antiga. Fundada em 12 de março de 1535 foi a cidade mais rica do Brasil colônia entre os séculos XVI e início do século XVII, chegando a ser chamada de “Lisboa pequena”. Seu equilíbrio harmonioso entre jardins, igrejas barrocas, conventos e numerosas capelas, contribuem para o seu encanto.
Olinda é a cidade brasileira mais antiga a entrar na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade e foi o segundo centro histórico do país que recebeu esse título, atrás apenas de Ouro Preto.

A maior parte dos prédios do centro histórico são do século XVII, isso porque a cidade foi saqueada e queimada por holandeses em 1630, perdendo assim grande parte das construções que lá existiam. Em 1654, os portugueses retomaram o poder da cidade, expulsando seus invasores e Olinda voltou a ser a capital de Pernambuco, sendo reconstruída aos poucos. Um dos poucos prédios que sobreviveu ao ataque holandês foi a Igreja de São João Batista, do século XVI por estar mais afastada do centro e por servir como quartel militar. Ocorresse novamente. .

Uma das mais grandiosas igrejas de Olinda é a Catedral da Sé, sendo uma das igrejas mais antigas do Brasil, tendo sido construída em 1537. Sua construção foi dedicada a Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador do Mundo e, inicialmente, foi construída em taipa em um dos pontos mais elevados da cidade e a vista que se tem é de tirar o folego, ela fica de costas para o mar.
Outra igreja secular localizada no alto da Sé é a Igreja de Nossa Senhora da Graça, construída em 1551. Em 1567, o local foi reformado e aumentou de tamanho e ainda foi elevado ao status de Real Colégio de Olinda. No terreno ao lado os jesuítas plantaram diversas arvores frutíferas trazidas de outros continentes e grande parte dessas árvores existe até os dias de hoje. A aparência do prédio é rústica e o estilo que melhor a descreve é o maneirista.

Por Olinda ter sido uma cidade de grande importância na época em que Portugal reinava em terras brasileiras, a quantidade de igrejas e conventos na cidade é enorme. O Convento de São Francisco é o primeiro estabelecimento franciscano do Brasil, construído em 1585. O local é formado por um conjunto que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, a Capela de Santana, revestida de painéis de azulejos e o claustro, com 16 painéis de azulejos portugueses que retratam a vida e a morte de São Francisco de Assis, além da sacristia. O que mais chama a atenção nesse conjunto, é o rico trabalho de talha em madeira do teto contendo pinturas do século XVIII. Em frente a esse conjunto há um grande cruzeiro trabalhado em pedras retiradas dos arrecifes.

Além dessas igrejas, há diversas outras pela cidade que vale a pena conhecer. Algumas delas são: Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, Igreja da Misericórdia, Igreja de Nossa Senhora da Boa Hora, Convento de Santa Tereza, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Igreja de Santa Cruz dos Milagres, Igreja de São José dos Pescadores, Igreja de São Pedro Apóstolo, Igreja de São Sebastião, Igreja de Bom Jesus do Bonfim, Igreja do Carmo, entre tantas outras. Alguma dessas igrejas abrem a visitação somente nos horários de missa, enquanto outras tem horários de visitação próprios. Você pode encontrar maiores informações neste link da prefeitura da cidade sobre todas as igrejas e seus horários.
Logo depois do Convento de São Francisco e passando pela Catedral da Sé, temos o Palácio Episcopal, que hoje é utilizado como o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE). Inicialmente o prédio, que foi construído em 1537, era utilizado como a Casa da Câmara, porém, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício passou a ser utilizado como Palácio Episcopal. Em sua fachada há uma placa da UNESCO de 1982 indicando o local como Patrimônio da Humanidade.

Além de todos os prédios históricos, a cidade de Olinda tem uma beleza única. O conjunto da paisagem mais o urbanismo e a arquitetura local são um reflexo direto da economia açucareira de séculos passados que trouxe muito dinheiro para a região. Olinda foi um dos mais importantes polos da indústria da cana de açúcar que por quase dois séculos foi a base da economia brasileira. Seus prédios antigos e toda a estrutura da cidade são reflexos daquela época próspera da cidade pernambucana. A natureza também foi bastante generosa. Sua floresta tropical com vista para o oceano trazem um encanto singular ao local. Essa mistura de história, arquitetura e natureza fazem de Olinda um Patrimônio Mundial, que inquestionavelmente vale a pena conhecer.

Aeroportos mais próximos:

  • Aeroporto Internacional de Recife: 19 km > Praça Ministro Salgado Filho, S/N

Rodoviária:

  • Terminal Rodoviário de Olinda: Av. Prefeito Antônio Pereira, S/N

Rodovias:

  • BR-101, PE-001

Distâncias:

  • Brasília: 2,127 km
  • Recife: 8 km
  • João Pessoa: 113 km
  • Maceió: 270 km
  • Natal: 281 km

Altitude:

  • 16m
    Localização: 08° 00’ 32’’ S 34° 51’ 18’’ O