Dias 032 e 033 – Parque Nacional do Pau Brasil – Porto Seguro (BA)

Dias 032 e 033 – 29 e 30/07/2018 – Domingo e Segunda-feira – Parque Nacional do Pau Brasil – Porto Seguro (BA)

No domingo, dia 29, fomos ao Parque Nacional do Pau Brasil, situado a aproximadamente 57 kms de Porto Seguro. Ele é uma das oito Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento que constituem um dos sítios brasileiros que se encontram na Lista da UNESCO de Patrimônios da Humanidade. Essas áreas de preservação estão localizadas entre o litoral sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

Explicamos ao responsável pelo parque, Lauro Paiva do ICMBio, sobre o nosso projeto que é percorrer os Patrimônios da Humanidade catalogados pela Unesco e que havíamos escolhido o Parque Nacional do Pau Brasil para conhecer. Ele achou ótima a ideia e nos explicou os elementos que estavam na sede, no centro de visitantes e nos brindou com uma visita guiada por várias das 10 trilhas existentes no parque. Mostrou e explicou peculiaridades e características dos ecossistemas ali existentes.

As trilhas possuem até 1500 metros de extensão e a principal leva ao Mirante do Pau-Brasil, à beira de um boqueirão de 180m de altura, de onde pode-se avistar boa parte da imensidão verde de Mata Atlântica que cobre a região além da enorme quantidade de paus-Brasil.

Outra trilha muito interessante foi é a Ibirapitanga que permite a visualização de Paus Brasil adultos, jovens e plântulas. Ela é constituída por uma passarela suspensa para proteger o ambiente delicado do entorno. O percurso de ida e volta de 160 metros permite acessibilidade aos cadeirantes.

Já trilha das Bromélias foi a que nos chamou mais atenção porque demonstra os vários ambientes da Mata Atlântica de Tabuleiro, especialmente a “Mussununga”, que ocorre sobre solo arenoso e é rica em bromélias e orquídeas. O percurso de ida e volta é de 540 metros.

Foi um dia de intenso aprendizado e quando percebemos já estava anoitecendo, não vimos o dia passar dentro da floresta. O que faz a diferença na nossa expedição são as pessoas especiais que encontramos pelo caminho e o Lauro foi uma dessas que nos acolheu espontaneamente. Ficamos muito agradecidos a ele.

Chegamos à Porto Seguro já era noite e estávamos eufóricos por tanta emoção com o dia, um passeio que parecia ser de algumas horas, durou o dia inteiro. Precisamos rever o dia seguinte que seria seguir viagem e como tínhamos muita coisa para arrumar, ficamos mais um dia em Porto Seguro.
Segunda-feira foi de faxina no camper, banho no Tropeiro e acoplamento do camper ao Tropeiro. Tivemos problema com uma das pernas do camper, e por sorte ela já estava recolhida e a retiramos por orientação da fábrica.