Mata Atlântica da Costa do Descobrimento (BA)

Patrimônio da Humanidade – Reservas da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento (BA)

As oito Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento constituem um dos sítios brasileiros que se encontram na Lista da UNESCO de Patrimônios da Humanidade. Essas áreas de preservação distintas estão localizadas entre o litoral sul da Bahia e a costa norte do Espírito Santo.
Essas 8 áreas de preservação são compostas por 3 Parques Nacionais (Descobrimento, Monte Pascoal e Pau Brasil), 2 Reservas Biológicas (Sooretama e Vale) e 3 Reservas Especiais (Veracruz, Pau Brasil / Ceplac e Linhares) que se estendem por uma área total de quase 112.000 hectares.

O Parque Nacional Pau Brasil, que escolhemos para visitar, foi criado em 20 de abril de 1999 em comemoração aos 500 anos do Brasil. É o mais próximo da cidade de Porto Seguro – BA, ficando apenas a 57 km, e possui 190 km² de Mata Atlântica preservada e árvores que são milenares e chegam até 40 metros de altura. O parque está preparado para atender ao turista com estradas, área de estacionamento, trilhas bem sinalizadas e mirantes, mas no momento só está recebendo ciclistas e grupos agendados.

As trilhas possuem até 1500 metros de extensão e a principal delas leva até o Mirante do Pau-Brasil, à beira de um boqueirão de 180m de altura, de onde pode-se avistar boa parte da imensidão verde de Mata Atlântica que cobre a região além da enorme quantidade de paus-Brasil, já que o parque é o local com maior núcleo natural da espécie.
A Trilha Ibirapitanga (Pau-Brasil) que em Tupi-guarani significa madeira vermelha, permite a visualização de Paus Brasil adultos, jovens e plântulas. É uma passarela suspensa para proteger o ambiente delicado do entorno. Ela possui um percurso de ida e volta de 160 metros e de acessibilidade aos cadeirantes.
A trilha que nos chamou atenção foi a Trilha das Bromélias que demonstra os vários ambientes da Mata Atlântica de Tabuleiro, especialmente a “Mussununga”, que ocorre sobre solo arenoso e é rica em bromélias e orquídeas. Seu percurso de ida e volta é de 540 metros.

Nossa visita a este local foi guiada pelo Lauro Costa, funcionário do ICMBio que conhece cada pedaço desse paraíso preservado da mata atlântica, explicando cada micro sistema existente dentro do parque.