Dia 040 – Marechal Floriano (ES)

Dia 040 – 06 de agosto de 2018 – Marechal Floriano (ES)

De Vitória, fomos para Vila Velha almoçar com o amigo Cosme de Brasília. Encontro bom, precisávamos rever esse nosso amigo, alguns anos e muitos acontecimentos.

Depois do almoço, subimos a serra para a casa dos primos Zezé, Gisele e Idimar em Marechal Floriano. A cidade está a pouco mais de 55 km da capital Vitória e foi presenteada com o clima de montanha, fresco, agradável. Quando chegamos, Zezé estava com uma mesa de lanche pronta, bom né!!

À noite, fomos conhecer a cidade e também Domingos Martins, a “cidade do verde’ como é conhecida. Foi berço da imigração alemã, italiana e de pomeranos (alemães originários da Pomerânia, região localizada entre as atuais Polônia e Alemanha). O primeiro grupo chegou à região por volta de 1847.

Enquanto andávamos em Domingos Martins, encontramos com o Sr Joel que trabalhou com o pai de Idimar e com Gisele. Joel foi secretário de turismo e de finanças de Domingos Martins por muitos anos e um profundo conhecedor da história da cidade, inclusive responsável por criar a casa de cultura. Contamos para ele que meu bisavô Wenceslau Pereira de Barcellos foi prefeito na cidade e que queria saber mais sobre ele. Joel se prontificou a nos levar no dia seguinte à casa de cultura e nos explicar mais sobre meu bisavô. Assim combinamos e pensar que se tivéssemos feito o programado que era entrar na cidade antes de ir para Marechal Floreano nada disso teria acontecido.