O Trabalho Arquitetônico de Le Corbusier – Argentina
O Trabalho Arquitetônico de Le Corbusier – Uma Excelente Contribuição Para o Movimento Moderno – Argentina
Nossa primeira parada na Argentina foi a cidade La Plata para conhecer o trabalho de Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier (6 de outubro de 1887 – 27 de agosto de 1965). Foi um arquiteto, urbanista, pintor e escultor suíço e naturalizado francês que possui 17 obras em 7 países diferentes na lista de Patrimônios da Humanidade que representaram soluções do movimento moderno, aplicadas durante o século XX, das necessidades da sociedade contemporânea. Essas obras primas são um testemunho da internacionalização da prática arquitetônica no mundo inteiro e da inovação e modernização das técnicas da arquitetura para atender as necessidades sociais e humanas da modernidade.
Essas 17 obras são uma bela representação da arquitetura moderna do século XX. Todas foram inovadoras em refletir novos conceitos e foram de grande influência em todos os locais que foram construídas, disseminando as ideias do Movimento Moderno em todo o mundo.
Seu trabalho revolucionou a arquitetura ao demostrar, de maneira pioneira, a invenção de uma nova linguagem arquitetônica que rompeu com o passado e ainda marcou o nascimento de três grandes tendências da arquitetura moderna: purismo, brutalismo e a arquitetura escultural.
Na Argentina, Le Corbusier projetou uma casa, na cidade de La Plata. A Casa do Dr. Curutchet foi encomendada pelo médico e cirurgião que leva o mesmo nome da casa em 1948. A construção de quatro níveis conta com um pequeno consultório médico no andar térreo além de um pátio e da casa. Essa residência, em particular, representa um marco na trajetória de Le Corbusier pois é um excelente exemplo de como as características culturais e históricas podem influenciar o projeto e mesmo assim ainda estar de acordo com os cinco pontos da arquitetura moderna desenvolvidos por ele (construção sobre pilotis, o teto jardim, a planta livre, a janela de fita e a fachada livre).
Além deste notável marco na sua jornada, esta casa também é peculiar, pois é um dos poucos edifícios em que o arquiteto construiu ligados a edifícios pré-existentes. Com esta casa, Cobusier mostrou que é possível a arquitetura moderna conversar e respeitar a arquitetura tradicional.
Entre os anos de 1986 e 1988, a casa passou por uma restauração para marcar o centenário de nascimento do arquiteto e foi declarada como um marco nacional pela Comissão de Marcos Nacionais da Argentina. Hoje, o local abriga a associação profissional de arquitetos de Buenos Aires, o Colégio de Arquitetos está aberto ao público para passeios (vale lembrar que a UNESCO não elege nenhuma residência particular como Patrimônio da Humanidade). A casa fica na Boulevar 53 320, La Plata, Argentina.
As outras obras de Le Corbusier escolhidas como Patrimônio da Humanidade são:
- Mansions La Roche et Jeanneret – França
- Cité Frugès – França
- Villa Savoye e Loge du Jardin – França
- Imvel Iocatif à la Porte Molitor – França
- Unité d’habitation Marseille – França
- La Manufacture à Saint-Dié – França
- Chapelle Notre-Dame-de-Haut de Ronchamp – França
- Cabanon de Le Corbusier – França
- Couvent Sainte-Marie-de-la-Tourette – França
- Maison de la Cultura de Firminy – França
- Petite Villa au bord du lac Léman – Suíça
- Immeuble Clarté – Suíça
- Maison Guiete – Bélgica
- Maisons de la Weissenhof-Siedlung – Alemanha
- Complexe du Capitole – Índia
- Musée National des Beaux-Arts de l’Occident – Japão