Parque Nacional Los Glaciares – Argentina

Parque Nacional Los Glaciares

O Parque Nacional Los Glaciares, localizado na província de Santa Cruz, está inserido na remota paisagem montanhosa dos Andes Patagônicos compartilhada pela Argentina e pelo Chile e se encontra na lista dos Patrimônios Naturais da Humanidade desde 1981.

Seu nome refere-se às geleiras que ocupam quase metade da área do parque e é a maior extensão de gelo continental depois da Antártica. Lá, encontramos o Gelo Patagônico Continental, que cria 47 grandes geleiras, 13 delas fluem para o oceano Atlântico, além de mais de 200 geleiras menores, desconectadas das calotas de gelo.

As geleiras do parque Los Glaciares são únicas pois, enquanto as geleiras do restante do mundo estão a mais de 2.500 metros acima do nível do mar, essas são originadas nas calotas de gelo, a 1.500 metros acima do nível do mar, prestigiando-nos assim com uma paisagem única no mundo.

Essas geleiras criaram dois grandes lagos dentro do parque, o Lago Argentino, que é o maior lago do país, com 1.466 km² e está localizado na região sul do parque, e o Lago Viedma, com 1.100 km², localizado na região norte do parque. Ambos os lagos alimentam o rio Santa Cruz que corre para o oceano Atlântico.

Dentre tantos glaciares existentes dentro do parque, o Glaciar Perito Moreno, sem dúvida, é o mais impressionante e famoso, estando localizado no extremo sul do parque, de frente para a Península Magalhães.

Suas proporções são imensas, possuindo 250km² de área e 30km de comprimento, sua frente possui aproximadamente 5km de largura e em seu ponto mais alto a geleira atinge 60 metros acima do nível da água.

Esta geleira em particular, apresenta um fenômeno curioso, onde sua grande massa de gelo está em contínuo avanço (sendo que o restante das geleiras do mundo está recuando), causando assim o acúmulo, ruptura e desprendimento de gigantescos blocos de gelo. Quando esses grandes pedaços de gelo caem, produzem um som alto e estridente, comparável ao som de um trovão. Tivemos a oportunidade de presenciar esse desprendimento e foi inesquecível é maravilhoso.

Há diversas atrações e passeios que se pode fazer dentro do parque, como a visita aos glaciares, trekkings, passeios de cavalo e ainda é permitido acampar em áreas determinadas dentro do parque.

O parque possui muitas passarelas com diversos trajetos permitindo ângulos diferentes para visualizar o glaciar.

No sítio do parque (www.losglaciares.com) estão as informações dos locais permitidos de acampamento e outras informações importantes para a visita.

Além das paisagens majestosas e das atrações turísticas, o Parque Nacional Los Glaciares realiza muitas funções relacionadas à preservação e conservação da natureza. Sua missão é manter, proteger, preservar e ajudar tanto às espécies que vivem na região quanto ao ecossistema local ameaçado.

Nesse sítio, encontramos algumas dicas para quem vai visitar o parque (e a região da Patagônia em geral) de carro, que é o nosso caso, e achamos interessante compartilhar com vocês:

  • Você dirigirá por longas distâncias sem nenhum serviço. Tente fazer a viagem na companhia de outro carro. Traga uma caixa de ferramentas bem variada, peças sobressalentes e dois pneus extras.
  • Sempre que você encontrar um posto de gasolina, pare para encher o tanque, verificar os pneus, o nível de óleo, outros pois geralmente há uma distância muito longa até o próximo posto.
  • Diminua a velocidade em curvas ou em lugares com baixa visibilidade. Não pare nesses lugares na estrada. Embora você não possa ver os outros carros por um longo tempo, não perca a atenção! É muito possível que eles apareçam de repente.
  • Estradas de cascalho são difíceis de dirigir. Para dirigir com segurança, não acelere acima de 60 km/h. Quando um carro se aproximar do seu, diminua a velocidade para minimizar o impacto de pedras. Embora a chuva seja muito rara durante o verão, as estradas podem se tornar escorregadias ou lamacentas.
  • Durante o inverno, correntes devem ser colocadas sobre as rodas para dirigir no gelo, neve ou lama.
  • Se você possuir um rádio transmissor, estas são as frequências de emergência: HJ 3857.5 USB – 6970 USB o VHF 149.335.