Península Valdés – Argentina

Península Valdés – Patagônia Argentina

A Península Valdés, localizada na província de Chubut na Patagônia, visitamos pela segunda vez e para nós é um lugar mágico. Foi eleita como Patrimônio Natural da UNESCO em 1999. O local possui aproximadamente 360.000 hectares e chega a ter cerca de 400 quilômetros de costa e está conectado ao continente apenas por uma faixa estreita de terra.

A local conta com um Centro de Visitantes Istmo Ameghino, parada obrigatória para quem quer entrar na área.

Os golfos calmos, seguros e abrigados do mar Sul do Atlântico, são áreas chaves de reprodução, parto e amamentação da Baleia Franca Austral, que sofreu severamente com a caça comercial de baleias, e diversos outros mamíferos marinhos, tornando o local uma área de extrema importância global para a preservação de algumas dessas espécies. Além dos mamíferos, como orcas, leões marinhos e elefantes marinhos, a península também é uma importante colônia reprodutiva de aves marinhas e de dezenas de milhares de ninhos de Pinguins de Magalhães.

A península ainda faz parte da Convenção de Ramsar da UNESCO. Essa convenção, estabelecida em 1975, é um tratado ambiental intergovernamental que prevê a ação nacional e cooperação internacional em relação à conservação de áreas úmidas e ao uso sustentável de seus recursos. Em 2016, a Convenção de Ramsar protegia 2.231 sítios, totalizando 214.936.005 hectares, incluindo 169 diferentes governos nacionais. Na península, as áreas úmidas são formadas pelas marés e são locais significativos de formação de ninhos e descanso para diversas aves marinhas migratórias.

A cidade mais próxima da península é Puerto Madryn. A única cidade dentro da península é o pequeno povoado de Puerto Pirámides. Grande parte do seu território é formado por terra árida e possui alguns lagos saldados.

As Baleias Francas do Sul vão até o Golfo Nuevo e ao Golfo San José, entre os meses de maio e dezembro, para acasalar e dar à luz, devido ao fato de as águas dos golfos serem mais tranquilas e mais quentes do que as de mar aberto. As orcas da região desenvolveram uma forma de caça peculiar, elas encalham de propósito na costa para capturar leões e elefantes marinhos, um comportamento único que só as baleias da Península Valdés desenvolveram. A parte interna da península é habitada por emas e alguns animais endêmicos como os guanacos (uma espécie de lhama) e as maras (um animalzinho da família dos roedores).

O clima da região é semiárido e a temperatura média é de 10,6º C, no inverno as temperaturas variam entre 0 º e 15º C e no verão podem flutuar entre 15º e 35º C.