Praça de São Francisco (SE)

Praça de São Francisco – São Cristovão (SE)

Em 2010, a Praça de São Francisco localizada na cidade de São Cristóvão no Sergipe foi inscrita na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco. São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil, sendo fundada em 1590. É vizinha à cidade de Aracaju, pouco mais de 20 km e bem maior que a capital sergipana, tendo mais de 430 km² e população de quase 85 mil habitantes (IBGE, 2013).

O Patrimônio tombado pela UNESCO abrange a Igreja e Convento de São Francisco, a Igreja e a Santa Casa de Misericórdia, o Palácio Provincial e as casas de diferentes períodos que cercam a praça. Esse complexo franciscano é um exemplar da arquitetura típica religiosa desenvolvida no nordeste brasileiro. Este local é um belo exemplo do período em que as coroas portuguesa e espanhola se uniram.

A influência portuguesa está nos padrões de ocupação de terra seguidos por Portugal e a influência espanhola se encontra nas normas definidas para as cidades, estabelecidas pela Espanha. Essa mistura interessante incorpora o conceito de Plaza Mayor como empregados nas cidades coloniais da América hispânica, ao mesmo tempo inserida em um contexto de padrão urbano de uma colônia portuguesa em uma cidade com paisagem tropical, resultando em uma união única do planejamento urbano das cidades de Portugal e Espanha.

A cidade foi fundada para servir de ligação entre Salvador, na Bahia, e Olinda, em Pernambuco, com o intuito de vigiar e proteger contra os ataques franceses sendo, portanto, um ponto estratégico. Foi a capital de Sergipe e um importante centro comercial além de atuar como foco da colonização da região interiorana até 1855, quando Aracaju assumiu a função de capital. São Cristóvão divide-se em duas partes: a cidade baixa, onde encontra-se a zona portuária, as fábricas e as moradias mais populares, e a cidade alta, no topo da colina, onde se situa a Praça de São Francisco além das sedes dos poderes civil e religioso.

Começando o passeio pelo lado norte da praça, temos a Igreja e Convento de São Francisco cuja construção iniciou em 1693 e levou um século para ser concluída, terminando apenas em 1793. O Museu da Arte Sacra se encontra dentro das instalações da igreja e contem centenas de peças dos séculos XVII e XVIII.

A Igreja e Santa Casa da Misericórdia já serviram a vários propósitos desde sua inauguração juntamente com a cidade. Já foi asilo, orfanato e escola. Hoje, restaurada, se dedica a projetos sociais para a comunidade carente.

O Palácio Provincial serviu como sede do governo até a transferência da capital para Aracaju e a data da sua construção é desconhecida. Depois da mudança para a capital, o prédio serviu como cadeia, escola e câmara dos vereadores e há 58 anos abriga o Museu Histórico de Sergipe. Todo o acervo do local foi doado pelos próprios sergipanos e conta com mobílias dos séculos XIX e XX, quadros, bustos de personalidades locais, coleções de moedas além de objetos e fotos raras de personagens do cangaço. Uma curiosidade é o tapete vermelho, na entrada do museu, simboliza a visita de D. Pedro II à São Cristóvão em 1860. Outro atrativo são canhões que foram utilizados na Guerra de Canudos. Para passear pelo museu é necessário que o visitante use pantufas para não desgastar o assoalho.

Com certeza há muito para se ver na cidade e uma boa dica é começar os passeios pela manhã já que a maioria dos locais fecha cedo, por volta das 16h. São Cristóvão é uma cidade subestimada que fica às sobras da sua vizinha, a capital Aracaju, que é muito mais visitada por turistas. Porém, essa cidade possui uma história muito rica. Viemos aqui para conhecer o Patrimônio da Humanidade, esse conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico que conta um pouco dos primórdios da história do nosso país, mas acabamos vendo muito mais que a praça e seus prédios históricos. Se você estiver com viagem marcada para a capital sergipana, vá a São Cristóvão, afinal ela está há apenas 25 km de distância e possui uma história muito rica estampada em seus prédios, em suas ruas de paralelepípedo e em suas casinhas centenárias.

Passar uma noite em São Cristovão para ver o centro histórico iluminado, é um show a parte.

Todo o centro histórico está concentrado na parte alta da cidade, e as atrações ficam pertinho uma da outra. Com uma caminhada, é possível conhecer todo o centro histórico, mas é importante se atentar ao horário de visitação das atrações.

  • Praça de São Francisco – O primeiro atrativo a ser visto, ampla, com calçada de pedra e cercada por prédios históricos, a praça abriga o mais valioso conjunto arquitetônico de Sergipe.
  • Igreja e Convento de São Francisco – Fundado de 1693, sendo o único exemplar no Brasil erguido a partir das regras das Ordenações Filipinas (União Ibérica 1580-1640).
  • Museu de Arte Sacra de Sergipe – Anexo à Igreja de São Francisco, é o terceiro mais importante do país nesta categoria e possui um acervo com mais de 500 peças do século XVII ao XX.
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – Datada do século XVIII, a igreja foi construída pelos jesuítas em estilo barroco. No acervo, imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Santa Casa da Misericórdia – Datada do século XVII, o local abrigou o Lar e Colégio Imaculada Conceição. As irmãs desta congregação foram as responsáveis pela fabricação dos briceletes de São Cristóvão, uma tradição passada pelas Freiras Beneditinas.
  • Casa do Folclore – Ao lado do Posto de Informações Turísticas, é um ótimo local para conhecer melhor a cultura sergipana. Artesanato, roupas, festas típicas e personagens sergipanos podem ser vistos no local.
  • Igreja de Nossa Senhora do Amparo – Construída em 1690, esta igreja ficou fechada por 40 anos, mas recebeu uma restauração a partir de 1992, abrindo suas portas 4 anos mais tarde. A igreja possui importantes imagens da santa que leva seu nome, além de imagens de Nossa Senhora do Bom Sucesso e de Nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Museu Histórico de Sergipe – Datado do século XIX, funciona em um Palácio Imperial, local onde Dom Pedro II se hospedou em 1860. No museu há exposição de cofres, peças de mobiliário, cadeiras feitas com ossos de baleia e diversas obras de artistas sergipanos.
  • Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe – O museu foi criado no ano de 1969 funcionando em Aracaju, sendo transferido para São Cristóvão em 2012. O acervo possui diversas armas, fardamentos, equipamentos e documentos.
  • Conjunto Arquitetônico do Carmo – Formado pela Igreja Conventual, Igreja da Ordem Terceira e Convento do Carmo, o Conjunto Arquitetônico do Carmo é uma construção do início do século XVIII, em estilo barroco.
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória – Datada do início do século XVII, este é o mais antigo monumento da cidade, com armas dos reis da Espanha em sua fachada. Durante a invasão holandesa, a igreja foi incendiada e depois reconstruída mais de uma vez, mas preserva as imagens de Nossa Senhora da Vitória, São Cristóvão e Nossa Senhora da Conceição. O altar é de madeira totalmente esculpido com a ponta de canivete.
  • Praça Getúlio Vargas (Matriz) – Bonita praça que abriga a Igreja Matriz. Com diversos bancos em meio à sombra das árvores, coretos e jardins bem cuidados, a praça também conta com a Casa Paroquial e o Poder Municipal.
  • Casa da Queijada – O melhor lugar para provar a queijada, iguaria gastronômica portuguesa que é muito tradicional em São Cristóvão. Localizada na Praça Getúlio Vargas, onde há também licores, cocadas, balas e biscoitos. A queijada mais parece uma broa com cocada em cima, e apesar do nome, não possui queijo.

Aeroportos mais próximos:

  • Aeroporto de Aracaju: Av. Senador Júlio Cesar Leite, S/N >

Rodoviária:

  • Terminal Rodoviário de São Cristóvão: Praça Dr Lauro de Freitas

Rodovias:

  • BR-101, SE-464, SE-065
  • Distâncias:

    • Aracaju: 22 km
    • Maceió: 286 km
    • Salvador: 315 km
    • Natal: 800 km
    • Brasília: 1.624 km

    Altitude:

    • 47 m
      Localização: 11° 00’ 54’’ S 37° 12’ 21’’ O