Dia 057 – Congonhas (MG)

Dias 057 – 21 de novembro de 2018 – Congonhas (MG)

Hoje deixamos Ouro Preto, mesmo sabendo que ainda tem muita história para conhecer, vamos para outro Patrimônio da Humanidade, Congonhas.
Depois do café da manhã enquanto arrumávamos o camper para sair, fomos abordados pelo Júlio Pimenta, prefeito de Ouro Preto, que chegava para trabalhar. Ele elogiou o nosso projeto e ofereceu os serviços da secretaria de Turismo e fez questão de nos receber em seu gabinete. Com isso, só conseguimos sair de Ouro Preto as 12:30.

Pegamos a estrada com um tempo muito fechado.


E chegamos a Congonhas com chuva.


Visitamos o conjunto que em 1985 recebeu o título de Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Composto pelo Santuário do Bom Jesus do Matosinho


A igreja tem um interior lindíssimo


A visão ao sair da igreja é… digamos diferente. Bem na frente dela tem os 12 profetas esculpidos em pedra sabão de tonalidade cinza esverdeada entre 1800 e 1805, tive a sensação que eles protegiam a igreja. Essas foram as primeiras imagens a serem esculpidas para serem expostas ao ar livre sem apoio em estrutura posterior como nicho ou parede por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho e são: Isaías, Jeremías, Baruc, Ezequiel, Ozéias, Daniel, Jonas, Joel, Amós, Nahum, Abdias e Habacuc.


O conjunto contempla também as seis capelas


Com suas 66 imagens talhadas em madeira de cedro com figuras da paixão de cristo


Visitamos também o Museu de Congonhas que é o primeiro “museu de sítio” do Brasil, oferecendo informações históricas e de contexto que qualificam a visita ao sítio do patrimônio mundial Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Ele foi incluído no Livro de Tombo de Belas Artes do IPHAN, em 1939, e inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, em 1985.

Dormimos em Conselheiro Lafaiete, já que é perto e queria rever minha amiga Érika. Como dona do hotel Qualitá Ouro Hotel, R. José Nicolau de Queirós, 110, (31) 3764-5200, não permitiu que dormíssimos no Tropeiro, foi ótimo, hotel muito bom.