Dia 136 – Bahia Lapataia – Ushuaia (Argentina)

Dia 136 – 16 de fevereiro de 2019 – Bahia Lapataia – Ushuaia (Argentina)

Hoje, fomos tomar café da manha na Padaria La Union com o Roger e Karen.

O trecho da estrada de Tolhuim até Ushuaia é muito bonito, com montanhas, lagos e muito verde.

O lago Fagnano é uma parada imperdível. Também chamado Lago Cami, está localizado a 100 km de Ushuaia na ilha principal do arquipélago da Terra do Fogo e compartilhado pela Argentina e pelo Chile. É reconhecido internacionalmente pela pesca de trutas e salmão.

Continuando a viagem, subindo a Cordilheira dos Andes, paramos no passo Paso Sobrestante Luis Garibaldi, mais conhecido como Passo Garibaldi.

É a única estrada que conseguiu atravessar a cadeia dos Andes Fuegianos, a porção sul e terminal da extensa cordilheira dos Andes.

E chegamos a Ushuaia, Argentina, e capital da província da Terra do Fogo, Arntártica e Ilhas do Atlântico Sul. Esse ponto da Cordilheira é bem baixo com altitudes inferiores a 1500mts. É sempre uma emoção estar aqui, afinal, é o ponto mais extremo ao sul da América do Sul que é habitável.

Para Roger e Karen é a primeira vez que vem a Ushuaia, mas para nós não, então, fomos mostrando os pontos mais importantes da cidade e começamos pela orla.

Fomos até o final da ruta 3, local famoso por fazer parte do sistema de rodovias pan-americanas. Fica junto à Bahia Lapataia que tecnicamente se encontra fora do Parque Nacional Terra Do Fogo.

Lapataia vem da língua yagan e significa “baía da floresta” ou “baía de madeira”. A região esteve envolvida na disputa de fronteira entre a Argentina e o Chile, conhecida como Conflito de Beagle. Em 1971 ambos os países concordaram em submeter a soberania das águas, ilhas e do canal ao julgamento de um Tribunal de Arbitragem. O conflito foi resolvido com a assinatura do Tradado de 1984, onde a fronteira traçada pelo Prêmio Arbitral no Canal de Beagle reconheceu definitivamente a soberania argentina sobre a Baía de Lapataia.

Nossos amigos Roger e Karen em uma parada para descansar.

E curtir o parque.

Infelizmente, Roger e Karen precisaram seguir viagem, mas nós não. Ficamos vários dias em Ushuaia, então, nos despedimos.

E voltamos para o Parque Nacional Terra do Fogo para conhecer melhor o parque e dormir lá. Escolhemos a Bahia Ensenada no canal Beagle.

Nesse local encontra-se o correio del Fim del Mundo.

Depois de acomodados, apesar de ser 18:30h, o céu ainda estava claro e andamos um pouco para apreciar o parque, a bahia e o canal Beagle.