Dias 139 a 141 – Ushuaia (Argentina)

Dias 139 a 141 – 19 a 21 de fevereiro de 2019 – Ushuaia (Argentina)

Depois que saímos do Parque Nacional Tierra Del Fuego, passamos três dias curtindo a cidade de Ushuaia. Essa é minha segunda vez na cidade e a terceira vez do Paulo.

A cidade argentina Ushuaia é capital da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul. Seu nome provém do idioma indígena yagan: ushu + aia (fundo + baía = baía profunda).
A região foi habitada a milhares de anos, e os europeus a colonizaram a partir de meados do século XIX instalando missões para catequizar os indígenas. Pouco depois, os índios desapareceram com o impacto da aculturação e das epidemias trazidas pelos colonizadores.
Atualmente a cidade é um importante pólo turístico da Argentina e se tornou famosa com o slogan de Ciudad más austral del mundo (“A cidade mais austral do mundo”)

No dia seguinte que saímos do parque, qual a nossa surpresa, neve, nevou na região toda e as montanhas ficaram todas cobertas, lindas. Porque surpresa, porque estamos em fevereiro e não é época de nevar.

Curtimos a vista da cidade do aeroporto internacional de Ushuaia Malvinas Argentinas que é imperdível, o canal de Beagle e a cidade ao fundo.

Fomos várias vezes à “Ramos Generals – El Almacén”, uma padaria e café pitoresco com um croissant de amêndoa, fantástico. Detalhe, tem que ir cedo porque senão acaba.

Paramos para dormir no estacionamento em frente ao antigo cassino, bem na orla do canal de Beagle.

Esses dias em Ushuaia foram de muito frio, o tempo realmente não estava para passeio, choveu e a temperatura estava bem baixa era difícil sair da cama de manhã….rsrsrs
Mesmo com esse tempo feio, passeamos pela cidade, andamos pelas ruas e aproveitamos as lojas para comprar roupas mais quentes.

Construíram um grande presídio na cidade com o intuito de garantir presença no território argentino após muitas disputas territoriais com o Chile. Assim, trouxeram muitos trabalhadores para o lugar além de atrair novos colonos estruturando melhor a cidade, mas adquirindo má fama devido as condições sub humanas dos presos. Ele foi extinto na segunda metade do século, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido. Diversos serviços foram instalados trazendo melhoria na infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes.

O trenzinho é mais uma opção lúdica de passeio para os turistas.

Não visitamos o Museu Marítimo e Presídio do Fim do Mundo porque já conhecíamos. Ele é enorme e tem alas preservadas exatamente como na época e outras alas que retratam as cenas do dia a dia do presídio.

Nossa última noite em Ushuaia foi caprichada, a temperatura na noite foi de 1,3 graus mas o dia amanheceu lindo.

E apreciamos mais um pouco o canal de Beagle e seus navios e iates que são sempre um atrativo para os turistas. Como já havíamos feito o passeio de barco pelo canal de Beagle em outra viagem, não repetimos, apenas o admiramos.