Dia 145 a 148 – Punta Arenas e Forte Bulnes (Chile)

Dias 145 a 148 – 25 a 28 de fevereiro de 2019 – Punta Arenas e Forte Bulnes (Chile)

Já estivemos em Punta Arenas há vários anos atrás, viagem corrida de férias, dessa vez conseguimos curtir mais a cidade.

Localizada na Península de Brunswick, foi originalmente estabelecida pelo governo chileno em 1848 como uma pequena colônia penal para garantir a soberania sobre o Estreito. Desde a sua fundação, o Chile tem usado Punta Arenas como base para defender suas reivindicações de soberania na parte sul da América do Sul.

Devido à sua latitude mais ao sul, a cidade tem um clima oceânico subpolar. Além de suas temperaturas baixas, a cidade também é conhecida pelos seus ventos fortes (até 130 km/h) que são mais fortes durante o verão.

Desde 1986, Punta Arenas foi a primeira cidade populosa do mundo a ser afetada diretamente pela camada de ozônio. Seus moradores são considerados expostos a níveis prejudiciais de radiação ultravioleta.

Depois do café da manhã, fomos a uma concessionária Toyota resolver a questão da luz do combustível que estava acendendo, nada de mais, foi necessário trocar o filtro de combustível.

Dalí, fomos para a zona franca que fica bem ao lado para fazer câmbio e comprar chip para os telefones. O comercio fecha as 12h e 30 e reabre as 15h, bem diferente para nós.

Resolvemos ir para um hostel porque estamos sentindo muito frio no Tropeiro e isso tem nos cansado um pouco. Tentamos um hostel que ficamos em outra viagem, mas não existia mais. Está tudo muito caro, custamos a achar um que fosse com um preço interessante e com qualidade. Ficamos na Hospedaje Costanera Del Estrecho do Sr.Luiz e sua esposa. Casal muito simpático e atencioso.

Por indicação do Sr.Luiz fomos jantar no restaurante Donde Mariano com uma comida muito saborosa, olha a cara de felicidade do Paulo

No caminho do restaurante vimos uma casa que nos impressionou muito. Ela faz parte do circuito urbano de Punta Arenas. Era a residência do imigrante croata Francisco Brzovic. Os croatas foram determinantes para o desenvolvimento da região de Magalhães.

Os dias em Punta Arenas apesar de frios foram de muitos passeios. Andamos a pé pela cidade e conhecemos muitas coisas como o cemitério Municipal Sara Braun. Está localizado na avenida Bulnes e foi inaugurado em 9 de abril de 1894 sendo seu pórtico de entrada e muros construídos em 1919. Foi considerado pela CNN como o cemitério mais bonito do mundo.

Uma característica do cemitério são as capelas ou verdadeiros mausoléus que as famílias abastadas construíam além de muitas sepulturas de marinheiros e imigrantes.

As ruas são ornadas com ciprestes entre sepulturas, tornando o lugar interessante e pitoresco!!!

Bem próximo ao cemitério fica o monumento Al Ovejero, dedicado aos pastores e aos costumes de criação de animais na província de Magalhães no Chile. Foi desenhado pelo escultor chileno Gérman Montero Carvallo, e foi inaugurado durante as celebrações do centenário da ocupação chilena do Estreito de Magalhães em 1944. Ele possui 30 metros e inclui 12 esculturas em tamanho real.

O Santuário Maria Auxiliadora estava fechado, mas a observar a fachada, deve ser lindo por dentro. A igreja de 1911 e é uma homenagem à Virgem Maria por sua ajuda na proteção aos povos indígenas da ilha Dawson na Terra do Fogo.

O Museu Maggiorino Borgatello, fica adjacente ao Santuário é um prédio de 4 andares de exposições sobre a etnografia da região da Patagônia. Os destaques incluem uma canoa Yámana original, fósseis centenários e armas utilizadas por caçadores indígenas. Mostra também a evolução da moeda chilena e dioramas que retratam a vida tribal. O museu abre de terça a domingo.

Fomos a Entel, companhia de telefonia celular, para saber por que recebemos uma mensagem dizendo que nossa linha seria cancelada com 30 dias caso não nos cadastrássemos. Então, nos informaram que o governo controla os estrangeiros que ficam mais de 30 dias no país para serem avisados no caso de acidentes naturais como terremotos e tsunamis. Não conseguimos fazer o cadastramento porque precisava da autorização de entrada no país que havia ficado no hostel.

O Cerro de La Cruz é um mirante imperdível, podemos ver do alto a cidade , a Terra do Fogo, a Península de Brunswick e a Montanha Sarmiento.

Na via costeira, passamos pelo Monumento a Tripulantes Goleta Ancud, criado em 2014 para homenagear os tripulantes da “Galeta Ancud”.

Ainda na via costeira paramos no letreiro para fotografar.

Nesses dias que estivemos em Punta Arenas, aproveitamos mais a zona franca principalmente para comprar roupas de frio, primeira pele e coisas para o Tropeiro, até banho o Tropeiro tomou.

Já no hostel, em algumas noites fiz jantar para nós na cozinha coletiva. Foram momentos bem divertidos, porque é uma babel de línguas já que são estrangeiros de diversos países e o incrível é que todos se comunicam foi uma farra.
Fomos também ao fortes Bulnes que apesar de conhecermos ele é muito bacana, valeu voltar para curtir o lugar. Está a 62km de Punta Arenas no Estreito de Magalhães. Pagamos 16.000 pesos para entrar.

O forte é uma reconstituição histórica. Foi fundado em Outubro de 1843, sobre o morro rochoso de Santa Ana, que domina o Estreito.

Fizemos a visita guiada, sempre acrescenta história e conhecimento.

Depois fomos para o museu que fica dentro da área, também com visita guiada. Esse foi novidade para nós. O museu explica a história do local e da cidade de Punta Arenas, vale a pena.

Na volta para Punta Arenas, vimos toninhas brincando no mar. É difícil conciliar o carro em movimento e a agilidade delas no mar.