Dias 151 a 154 – Puerto Natales (Chile)

Dias 151 a 154 – 03 a 06 de março de 2019 – Puerto Natales (Chile)

Ainda em Punta Arenas, domingo de manhã, fomos assistir a missa das 11:00h que na verdade era 11:30h. Almoçamos uma massa caseira fantástica na Massas Maggi e fomos para Puerto Natales.

A viagem foi tranquila, mas tivemos muito vento de frente. Também, a região de Punta Arenas e Puerto Natales no sul do Chile, onde termina a “Ruta del Fin del Mundo” é a segunda mais ventosa do mundo. No Inverno há cordas em alguns lugares das cidades de Punta Arenas e Puerto Natales para ajudar as pessoas a se locomoverem.
Em Puerto Natales, os funcionários que controlam o estacionamento têm uma farda para os meses mais quentes que não dispensa a proteção do vento.

Resolvemos também ir para um hostel porque está muito frio e o camper não tem calefação. Ficamos no Hostel de La Picada de Carlitos. Decidimos ficar até quinta-feira porque a previsão é de muita chuva para os próximos dias na região.

Comemos um sanduíche no Masay Pizza, era enorme. Pedimos um para nos dois e não conseguimos comer tudo, era de carne com abacate e queijo por cima e por baixo, simplesmente fantástico.

Na segunda-feira, precisei levar meu celular para arrumar porque com a chuva que pegamos no Parque Nacional Pali Aike, ele travou. Por sorte, era só umidade.

Olha o que encontrei: um Milodon na calçada.

Puerto Natales foi fundada em 1911 e colonizada principalmente por alemães, ingleses, italianos e espanhóis. Posteriormente também pelo povo chileno vindos da ilha de Chiloé. É uma cidade turística, porta de entrada para Torres Del Paine, então, tem turistas do mundo todo. Passear pelas ruas é muito interessante.

Passeando de carro logo na saída da cidade, vimos um viajante de bicicleta parado com uma plaquinha pedindo 1US$. Paramos para conhecê-lo e adivinhem, era um brasileiro de Araguaiana, Tocantins. Estava com equipamentos muito, muito simples. Na conversa, nos contou que estava há nove meses na estrada.

Em um supermercado, vimos uma coisa curiosa: uma cesta com vários ovos de galinha, uns marcados com o sinal de mais e outros com sinal de menos, então, perguntamos o que era e nos disseram que mais são os ovos maiores e menos os ovos menores.

Localizado no canal Señoret, um local muito visitado é o Muelle Histórico devido às suas belas paisagens. O local é um cais rebaixado com um píer antigo onde os postes que saem da água se assemelham a flechas.

Lá perto fica o Monumento La Mano, uma réplica da escultura original que fica no Uruguai, de dedos que saem do chão,

e o Monumento ao Vento, que retrata um homem e uma mulher pendurados sobre duas hastes e plainando no ar.

Outro ponto imperdível é o Milodon que fica em uma rotatória.

O Museu Histórico Municipal fica próximo da Plaza de Armas. Estão expostos, em cinco salas, objetos e móveis preservados de antigas civilizações chinelas, como as tribos Kaweskar e Tehuelche.

e da Paróquia Maria Auxiliadora.

Olha só a folga desses cachorros na recepção de um hostel, também com tanto vento e frio, só se aquecendo no sofá para aguentar.

Esses dias parados, aproveitamos para por nossa vida em ordem já que choveu muito. Fomos ao mercado para nós abastecer porque daqui vamos para o Parque Nacional Torres del Paine. A cidade é o principal ponto de apoio para quem vai ao Parque.