Dia 155 – El Calafate (Argentina)

Dia 155 – 07 de março de 2019 – El Calafate (Argentina)

Deixamos o hostel, abastecemos o Tropeiro e paramos na orla do canal Señoret para ajustar o camper quando, fomos abordados por um chileno que mostrou uma bandeira do Brasil em seu carro. Enrique é casado com uma brasileira e queria saber sobre a nossa viagem.

Contamos que estamos indo para o Parque Nacional Torres Del Paine no Chile e depois para a Argentina para o Parque Nacional Los Glaciares (Glaciar Perito Moreno), El Chaltén, Perito Moreno e entrar novamente no Chile por Chile Chico para chegar ao pé da Carreteira Austral em Villa O’Higgins e percorrê-la até Puerto Montt que é o marco zero.

Então, ele disse que era tripulante de navio e trabalhava com turismo e que a pouco tempo havia sido aberta uma linha de ferryboat que fazia o trajeto entre Puerto Natales e Puerto Yungay. Dessa forma, começaríamos a percorrer a Carreteira Austral desde o início e não precisaríamos entrar em certo ponto (Chile Chico) da carreteira e descer até Villa O’Higgins para subir novamente. Que o percurso pelos fiordes é lindo que vale a pena.

Paulo e Eu trocamos olhares e não pensamos muito. Então, Enrique se prontificou em nos levar ao porto e… compramos as passagens para a semana seguinte.

Aí, precisávamos rever nossa rota mas Enrique queria que conhecêssemos sua esposa. Pegamos nosso carro e fomos conhecer a Márcia (brasileira). Que casal simpático!!

Nessa altura, Paulo já tinha o novo roteiro pronto na cabeça, ou seja, iríamos para o Parque Nacional Los Glaciares na Argentina, voltaríamos para o Chile, faríamos o para Parque Nacional Torres Del Paine e retornaríamos para Puerto Natales para pegamos o barco daqui a uma semana, na próxima quinta-feira.

Indo para a Argentina, resolvemos conhecer a Cueva Del Milodon (caverna do milodon), mas ao chegar lá, vimos que o tempo de visitação era maior do que imaginávamos e preferimos deixar para a volta e fomos para El Calafate na Argentina.

Fizemos os passos em Cerro Castilho, Chile e Rio Dom Guilhermo, Argentina, que foram tranquilos. Entre as duas fronteiras são 9 km de rípio e precisamos parar para reposicionar o camper. Enquanto arrumávamos o camper, veio um homem em uma caminhonete oferecendo sua fazenda para dormirmos, ficamos agradecidos.

O início dessa estrada é muito bonito porque a cordilheira nos acompanha ao fundo.

Em outros trechos, a paisagem é a perder de vista.

Chegamos a El Calafate as 20:30h, ainda claro. É uma cidade localizada na Patagônia Argentina. Seu nome é devido a um pequeno arbusto com flores amarelas e frutos azuis escuros: o calafate.

Paramos dentro da cidade em um posto YPF e deixamos o Tropeiro descansando e fomos a pé pelas ruas rever esse importante destino turístico. Dela é possível acessar diferentes partes do Parque Nacional Los Glaciares, incluindo o Glaciar Perito Moreno além do Cerro Chaltén e o Cerro Torre. Como ninguém é de ferro e falou em pizza os olhos do Paulo brilham, paramos para comer uma pizza, são bem saborosas na Argentina.

A cidade possui um clima frio e semiárido com verões não muito quentes e invernos bem frios e úmidos devido a sua localização próxima ao Lago Argentino.

Na cidade encontra-se o Glaciarium, um moderno museu e centro de interpretação das geleiras, construído para entreter e educar as pessoas sobre o gelo, as geleiras e o campo de gelo do sul da Patagônia. Em outubro de 2011 foi inaugurado no lugar o único bar do mundo construído completamente a partir do gelo glacial, a temperatura do bar gira em torno de -10º C.