Dia 156 – Glaciar Perito Moreno (Argentina)

Dia 156 – 08 de março de 2019 – Glaciar Perito Moreno (Argentina)

Depois do carro devidamente abastecido e câmbio realizado, seguimos pela RP 11 e percorremos 76,5 km até o Parque Nacional Los Glaciares para rever o Glaciar Perito Moreno.

O Parque Nacional Los Glaciares foi criado em 1945 e está na lista dos Patrimônios Naturais da Humanidade desde 1981.

Seu nome se refere às geleiras que ocupam quase metade da área do parque, e é a maior extensão de gelo continental depois da Antártica.

É emocionante quando temos a primeira visão do glaciar.

Lá, podemos encontrar o Gelo Patagônico Continental, que cria 47 grandes geleiras, 13 das quais fluem para o Atlântico, além de mais de 200 geleiras menores, desconectadas das calotas de gelo.

Essa visão que temos do glaciar me impressiona muito pela sua grandiosidade.

Essas geleiras criaram dois grandes lagos dentro do parque, o Lago Argentino, que é o maior lago do país, com 1.466 km² e está localizado na região sul do parque, e o Lago Viedma, com 1.100 km², localizado na região norte do parque.

O parque possui uma estrutura de passarelas que permitem aos visitantes visualizarem o glaciar de diversos angulos. Está dividida em quatro circuitos e nós percorremos três deles: o amarelo, o vermelho e o azul. O verde ficou para outra oportunidade.

Cada circuito nos permite ver o glaciar com um olhar diferente, interessante.

Dentre tantos glaciares existentes no parque, o Glaciar Perito Moreno, sem dúvida, é o mais impressionante e famoso deles, estando localizado no extremo sul do parque, de frente para a Península Magalhães.

Suas proporções são imensas, possuindo 250km² de área e 30km de comprimento, sua frente possui aproximadamente 5km de largura e em seu ponto mais alto a geleira atinge 60 metros acima do nível da água.

Esta geleira em particular, apresenta um fenômeno curioso, sua grande massa de gelo está em contínuo avanço (sendo que o restante das geleiras do mundo está recuando), causando assim o acúmulo, ruptura e desprendimento de gigantescos blocos de gelo.

Quando esses grandes pedaços de gelo se desprendem e caem produzem um som alto e estridente, comparável ao som de um trovão. Dessa vez, apenas escutamos o trovão, mas tivemos a oportunidade de ver durante uma viagem de férias.

No final da tarde, depois de muita caminhada e pouca comida, precisamos socorrer um casal overlander da Holanda. Eles estavam com problema para fechar a porta do motorhome e nos pediram ferramentas. Por sorte, deu tudo certo.

Queríamos dormir na área do Glaciar Perito Moreno, mas fomos orientados pelos responsáveis a irmos para um camping no Lago Rocca que se encontra em outra entrada do parque.

Ao chegarmos lá, decidimos ficar na beira do lago. Por precaução por causa do vento, Paulo baixou os quatro pés do Tropeiro.