Dias 162 e 163 – Travessia dos Fiordes (Chile)

Dias 162 e 163 – 14 e 15/03/2019 – Quinta-Feira e Sexta-Feira – Travessia dos Fiordes (Chile)

A noite foi bem desconfortável mesmo as cadeiras sendo tipo leito. Saímos às 5:00h da manhã do porto.

A Rota Sul do Chile (Carretera Austral) é um dos principais alvos de muitos visitantes na Patagônia, embora, devido às características da geografia do local, viajar pela área entre a região de Magallanes e a região de Aysén seja complexo e caro.

Em 2016, essa rota marítima foi criada para permitir que os visitantes vejam as maravilhosas atrações dessas duas regiões a bordo de uma balsa confortável que, por quase dois dias, oferecem todos os serviços necessários, enquanto viajamos pelos canais da Patagônia nesta área.

A viagem pode ser feita de Puerto Natales a Puerto Yungay (do sul para o norte) ou vice-versa. A bordo, desfrutamos de um regime de pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

Essa viagem permite que você conheça a Patagônia chilena em sua totalidade, é uma viagem imperdível que lhe permitirá chegar aos principais destinos desta área em uma balsa confortável enquanto aprecia a paisagem.

As refeições são simples, mas saborosas. As 8:45h serviram o café da manhã. Um sanduiche frio de queijo e presunto, um bolinho, café instantâneo e suco à vontade. As 12:30h serviram o almoço, dois caldos (um de lentilha com legumes e linguiça e o outro parecia de aspargos). À noite serviram arroz com carne picadinha e um caldo. Na segunda noite, o cardápio do almoço e do jantar variou um pouco.

O barco é para 140 pessoas e 25 veículos, estamos com aproximação 80% de ocupação.

Temos a bordo varias TVs e uma em particular vai mostrando o percurso do barco, tipo um GPS. No percurso, não tivemos sinal celular/internet apenas no porto.

Na segunda noite, sexta-feira, 15 de março, como o barco não estava lotado, Paulo e Eu dormimos em cadeiras separadas para termos um pouco mais de conforto.

A navegação é muito tranquila, mas fora da cabine é bem frio e com bastante vento, mas compensa pelas muitas paisagens que vimos.

Chegamos a Puerto Edén por volta das 9:30 h da manhã.

Foi o primeiro porto da viagem e pudemos descer para conhecer o lugar por 1 hora.

A Villa Puerto Edén é uma aldeia chilena com cerca de 190 habitantes e um porto secundário localizado na Ilha Wellington, na comuna de Natales, Província Última Esperanza, Região de Magallanes. É considerado um dos lugares habitados mais isolados do Chile, juntamente com a Ilha de Páscoa e a Villa Las Estrellas.

Não tem ruas,

Só passarelas,

Que fazem esse papel.

Não tem carros nem bicicletas,

O único meio de transporte é pelo mar.

Depois zarpamos para Caleta Tortel – 12 hs de navegação também sem sinal de celular.

Aproveitamos o tempo livre para trabalhar um pouco durante o trajeto. Chegaremos a Puerto Yungay nessa próxima madrugada.