Dia 165 – Caleta Tortel (Chile)

Dia 165 – 17 de março de 2019 – Caleta Tortel (Chile)

Acordamos cedo para pegar a balsa, mas estava chuvoso e a viagem não rendeu. Fomos o quinto carro para a segunda balsa que saiu as 13:00h.

O trecho está em obras, sempre com máquinas na pista trabalhando. Esse foi o pior trecho até agora.

Tortel é uma vila costeira na Patagônia chilena localizada na foz do Rio Baker, o maior do Chile, entre os Campos de Gelo Norte e Sul.

Foi fundada em 1955 para explorar a madeira Guaytecas Cipres, abundante na região.

Durante a maior parte de sua história a aldeia tinha acesso apenas pelo ar ou pelo mar. A estrada foi construída em 2003 conectando Caleta Tortel à Carretera Austral.

2
Na vila não há ruas convencionais, em vez disso, há passarelas construídas com a madeira local que atende a população local de 300 habitantes.

Em 2001 foi declarada “Monumento Nacional” na categoria Zona Típica. O clima da região é muito chuvoso e a temperatura média anual é de 8º Graus. Não sei por que, mas nos últimos 15 dias temos cantando a música “Me chama” que diz assim: “Chove lá fora e aqui ta tanto frio…” do Lobão. Por que será?

A vila é muito pitoresca e é cravada nas montanhas a beira do mar. Como em Villa O´Higgins, as luzes da vila são apagadas a noite, só que mais cedo.

Hoje existe mais de 10 kms de passarelas que interligam as habitações e os atracadouros.

Lancha bombeiro da vila.

Devido à poeira da estrada de rípio as fechaduras do camper começaram a dar problema. Resolvemos a questão hoje de manhã: tirar o pó, lavar, secar, aplicar WD 40, e quando for para a estrada tapar com fita crepe. Já estávamos usando a fita crepe no contorno da porta para diminuir a poeira interna. Vamos ver se vai dar certo.

Dormimos no final da estrada que termina na praça da vila, assim como todos os veículos que chagam ao local. E a chuva parava e voltava.

Cartão de crédito? De débito? O que é isso? Aqui nessa região até combustíveis tem dificuldade de arranjar, muitas comunidades – Villas – cidades nem posto tem. Por isso a Carreteira Austral ainda é bem desafiadora. Estamos com dois galões extras de combustível com 20 litros cada.
Amanhã o Destino Viajante segue para Cochrane – 128 kms de rípio e previsão de 2,5 a 3 horas de estrada. Seguindo para o norte