Dia 167 – Perito Moreno (Argentina)

Dia 167 – 19 de março de 2019 – Perito Moreno (Argentina)

De manhã, enquanto nos arrumávamos para irmos para Perito Moreno, Argentina, um novo mascote candidatou-se e já ia subindo as escadas. Paulo precisou retirá-lo.

Esse foi o pior trecho de estrada até agora,

Com muitos buracos, pedras

E o pior de tudo – costela de vaca.

Teve trecho atravessando a cordilheira de 18 kms de pura costela de vaca e o Tropeiro andando abaixo de 10 kms por hora por causa da Camper.

Mas em compensação foi um dos trechos mais bonitos também.

A estrada margeia o lago General Carrera no Chile e o Lago Buenos Aires na Argentina. O lago é o mesmo mas muda de nome quando muda de país.

Cada curva uma surpresa.

O tempo aqui é bem diferente do que temos no Brasil. Ex.: o horário mais frio é entre 6 e 8 da manhã, enquanto o mais quente (menos frio) é entre 5 e 7 da tarde. A previsão é de 1 grau às 8 da manhã, mas sem chuva. Neva todos os dias nas montanhas. Quando saímos vimos os cumes todos brancos.

Entre Chile Chico (Chile) e Los Antiguos (Argentina), fizemos o Paso Jeinemeni. A passagem pela aduana foi bem tranquila.

Paramos na cidade Perito Moreno (Argentina) para dormir. Rodamos hoje 184 kms sendo 106 kms de estrada não pavimentada (rípio). Aproveitamos que a cidade tem boa estrutura e mandamos lavar todas as roupas. Como chegamos muito cansados da estrada de rípio, resolvemos ir para um hostel – El Viejo Bar. Tivemos dificuldade para encontrar um hostel, todos estavam cheios.

Paulo adora pizza principalmente se for Portuguesa e tinha uma pizzaria bem ao lado do hostel e lá fomos nós. Quando lemos no cardápio os ingredientes da pizza (queijo, presunto, ovo, azeitona) pensamos, é Portuguesa e pedimos. Para nossa surpresa, vieram quatro ovos inteiros em cima da pizza e detalhe, as gemas eram moles. Mas a pizza estava uma delícia, ou era a fome????

A cidade que fica na mística Ruta 40 é um centro turístico importante, pois é a base para se visitar a Cueva de Las Manos, Patrimônio Mundial da Humanidade e o Lago Buenos Aires.

A cidade fica na província de Santa Cruz e está situada no Departamento Lago Buenos Aires. Sua população é de aproximadamente 4.000 habitantes. Muitas vezes é confundida com o Parque Nacional Perito Moreno que fica a mais de 300 km ao sul ou com o Glaciar Perito Moreno, localizado perto de El Calafate.

Fundada em 1910 como uma parada para os viajantes pelas nascentes que dão origem ao Rio Deseado, foi chamada inicialmente de Pari-Aike, passando para Nascimento em 1927 e Lago Buenos Aires em 1944. Em 1952 assumiu o nome atual, Perito Moreno, em homenagem ao explorador Francisco Moreno.