Dia 168 – Cueva de Las Manos / Tierra de Colores (Argentina)

Dia 168 – 20 de Março de 2019 – Cueva de Las Manos / Tierra de Colores (Argentina)

Hoje, fomos conhecer à Cuerva de Las Manos que é Patrimônios da Humanidade por isso, deixamos por uns dias a desafiadora Carreteira Austral – CH 7 e pegamos a mística Ruta 40 – RN 40.

Esse Patrimônio da Humanidade fica as beiras da Ruta 40, uns 28 km de desvio em estrada de rípio.

Cueva de Las Manos é uma série de cavernas que possuem arte rupestre

Localizada no espetacular e acidentado Cânion de Rio Pinturas a 120 km ao sul da cidade de Perito Moreno e Patrimônio da Humanidade fica as beiras da Ruta 40, uns 28 km de desvio em estrada de rípio.

Está na Lista dos Patrimônios da Humanidade desde 1999.

A arte encontrada no local é de 13.000 a 9.500 anos atrás e seus desenhos são de colagens de mais de 829 mãos humanas (daí o nome do local) nas cores pretas, brancas, vermelhas e ocres. Além das mãos, há também representações de seres humanos e de animais como guanacos, emas, pumas.

O local conta com uma área para acolhimento ao turista e possui uma espaço que mostra a história das pinturas. As visitas são guiadas.

A caverna está a 88 m de altura do Rio Pinturas e tem aproximadamente 10 m de altura, 15 m de largura e 24 m de profundidade onde se concentra os negativos de mãos que dão nome ao sítio.

Desde 1972, os arqueológicos efetuam escavações no sítio para estudar as sucessivas ocupações humanas que duraram oito milênios.

As cores eram obtidas a partir dos minerais encontrados na região: argila sílica (branco), óxido de manganês (preto), hematita magnetita (vermelho), natrojarosita (ocre), tierra verde (verde).

Das mãos impressas nas pedras, a maioria é masculina, uma possui seis dedos e apenas 31 são da mão direita. Todas as impressões são negativas ou estênceis: criado colocando a mão contra a face da pedra e soprando a tinta através de um tubo feito de osso.

Existe uma sucessão de alterações na arte. Pinturas abstratas mais recentes em cor vermelho vibrante (figuras humanas e zig zag) e algumas cenas antigas de casas em preto, amarelo e vermelho.

Está é a maior exibição de impressões de mãos no mundo (também existem lugares como esse na França, Espanha, Papua Nova Guiné, Indonésia e Austrália).

A paisagem tem origem vulcânica e é desértica, aparentemente estéril, porém abriga uma série de espécies emblemáticas da estepe patagônica, uma eco região quase exclusiva do território argentino.

Passarelas foram colocadas para facilitar o acesso ao local das pinturas.

Na volta à Perito Moreno, uns 50 km antes da cidade, à direita, bem as margens da mística Ruta 40, ao sul da cidade de Perito Moreno se encontra o Portal Cañadón Pinturas do Parque Patagônia.

Trata-se de uma área ao longo do Rio Pinturas pertencente ao Parque Binacional Patagônia.

Logo na entrada do Portal temos o Sendero Tierra de Colores.

É uma caminhada muito fácil

Por uma área onde a estepe Patagônia foi interrompida por uma explosão de cores.

Dependendo da hora do dia e a incidência da luz solar, as cores vão mudando.

Parece que as montanhas foram pintadas de varias cores e

Misturadas, tudo em um mesmo lugar.

É impressionante a combinação de cores.

E a vontade é de ficar ali apreciando o que a natureza fez é enorme.

Esse Portal e sendero, ficamos sabendo no Centro de Informações Turísticas da cidade.

Total do dia 243,7 km sendo 67,1 de rípio.