Dia 170 – Passo Jeinemeni (Argentina/Chile)

Dia 170 – 22 de março de 2019 – Passo Jeinemeni (Argentina/Chile)

Retornamos ao Chile por Los Antiguos – Chile Chico, passo Jeinemeni e pela primeira vez, na aduana argentina, o fiscal entrou no camper e revistou tudo.

A aduana chilena foi a mais rigorosa até agora. Além dos produtos que já sabíamos que eram proibidos, recolheram 2 sacos de milho de pipoca e 1 saco de feijão, todos fechados, mas deixaram passar 1 saco de amendoim cru também fechado. Interessante que esses itens estavam no carro em todos os outros passos que fizemos e não tivemos problema. As bolsas e mochilas foram para o raio X e minhas cerejas passa foram confiscadas.

Em Chile Chico, tentamos pegar o barco para Puerto Ibañez, pois já havíamos feito o percurso na vinda e a estrada estava judiando muito do Tropeiro.


Hoje é sábado e só tinha vaga para terça-feira, desistimos, almoçamos e fomos para Puerto Rio Tranquilo pela estrada de rípio mesmo. O Tropeiro e Eu já estávamos acostumando e gostando do asfalto. A moleza acabou para nós dois.


O dia foi de chuva fina constante e nuvens baixas. Um terço do trajeto foi de muitos buracos e costela, parecia rastro de trator de esteira. Como estamos com a Camper nas costas, tivemos que andar bem devagar, às vezes a 5 km/h.


Outro trecho tinha passado a máquina, estava um tapete de tão liso, mas um quiabo, muito escorregadio, e aí que veio toda a sujeira.


O trecho final foi intercalado entre estrada boa e ruim.


Todo o trecho foi subindo e descendo montanhas e com curvas fechadas, algumas de 180 graus, parecendo cotovelo.


Apesar da paisagem do local ser maravilhosa, preferimos a ida, com o sol espelhado no Lago General Carrera que é o maior do Chile e o segundo da América do Sul, ficando atrás só do Lago Titicaca no Peru.


Chegamos a Puerto Rito Tranquilo às 19:30h e paramos em um posto Copec que foi o nosso hotel essa noite.


Imaginamos que devido à chuva não teríamos poeira no carro, mas era só lama. Não tinha como abrir a porta do camper. Ainda bem que conseguimos uma mangueira no posto e eles permitiram que lavássemos o Tropeiro.