Dia 192 – Quellón (Chile)

Dia 192 – 13 de abril de 2019 – Quellón (Chile)

O dia começou fechado, o verão já acabou por aqui e os dias estão cada vez mais curtos. Amanhecendo tarde e anoitecendo cedo.


Hoje acordamos antes de o dia raiar, pois temos que estar no porto às 9h para embarque às 10h. Vamos sair da Carreteira Austral e pegar a Carreteira pan-americana.


O tempo está muito frio e úmido, com muita chuva e rajadas de vento de mais de 50 km por hora. Mas mesmo assim temos trabalhos externos: subir os quatro pés, pegar as coisas de dentro do carro e levar para o Camper e do Camper e levar para o carro.
Como os espaços são pequenos, sempre levamos algumas coisas da Camper – balde, galão de água, outros – para o carro, e do carro – mochilas, sacola de lanches, garrafas de água, outros. Só que quando o tempo não colabora essas pequenas coisas diárias ficam cansativas.

Agora estamos na fila para embarque, fomos o segundo lugar.


Mais um dia que a natureza mostrou sua força. A previsão era pegar um barco as 10 h em Chaitén e chegar às 14 h em Quellón – 4 horas de travessia e com dia claro.

Devido ao tempo ruim, chuva, granizo e muitos ventos, o embarque foi às 15 h.


Tropeiro devidamente estacionado.


Até que enfim, saímos de Chaitén.


Gastamos 6 h de travessia, chegando à Quellón as 21 h.


Noite escura, chovendo, cidade desconhecida. Pedimos informação no posto Copec – muito pequeno e sem lugar de parar. Então, fomos rumo a Punta de Lapa, mas por precaução, no caminho vimos um camping, Restaurante, Camping Neptuno e resolvemos ficar mais abrigados por hoje.

Durante a travessia Paulo assistiu ao jogo Colo Colo 3 x 2 O’Hinggins.

Rodamos apenas 9,3 km, mas saímos da Ruta 7 Carreteira Austral e estamos na Ruta 5 pan-americana.

Quellón é uma cidade portuária chilena localizada ao sul da ilha de Chiloé, na região de Los Lagos e foi fundada em 1905 por uma empresa de destilaria que extraia álcool das árvores da floresta.


A cidade possui um clima oceânico, ou seja, chove muito o ano todo e outra característica é que Quellón, como o resto das partes central e sul da ilha de Chiloé está exposta a fortes ventos de oeste também durante todo o ano.


A cidade possui dois museus: o Museu Inchin Cuivi Anti cujo nome significa “nossos ancestrais”, que explica a cultura e a história do Huiliche, e o Museu Municipal que conta a história da cidade.

Amanhã começa nossa exploração de Chiloé e nosso Destino será Ancud.