Dia 193 – Castro (Chile)

Dia 193 – 14 de abril de 2019 – Castro (Chile)

Acordamos com um sol lindo, céu claro. Fomos conhecer o marco da Carreteira Panamericana que estava a 300mt do Restaurante e Camping Neptuno que ficamos na ilha grande de Chiloé.


Essa carreteira é de extrema importância e tem 22.000 km, percorrendo as três Américas.


Quellón é o ponto de inicio ou termino da Carreteira Panamericana que cruza 12 países, povos e culturas diferentes terminando em Anchorage no Alasca.


Aproveitando a estrutura da cidade, fizemos supermercado e fomos direto para a estrada.

Com pouco tempo de viagem já começamos a ver igrejas. Essa não está na lista das que são Patrimônios da Humanidade, mas é linda.


Seguimos em frente até Chonchi que fica a 20km de Castro. A cidade já foi uma das mais ricas e prósperas de Chiloé.


Essa igreja foi a primeira das 16 que são Patrimônios da Humanidade a conhecermos. Construída em 1893 e declarada Patrimônio Nacional em 1971.


A igreja cujo patrono é São Carlos Borromeo é em estilo neoclássico com a sua cúpula azul pontilhado de estrelas brancas. Sua torre tem dois tambores com torre octogonal de ferro galvanizado revestido.


Em frente à igreja tem uma praça com casarões que foram sinônimo de riqueza.


E seguimos em frente até Nercón que está apenas a 4km de Castro.


A igreja Nuestra Señora das Gracias de Nercón foi construída em 1890 e declarada Patrimônio Nacional em 1984.

Nessa igreja, tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura do telhado e como foi construído.

Fomos dormir em Castro que está 1214 km ao sul de Santiago.

A Plaza de Armas com seu parque bem cuidado e a igreja sempre estiveram no meio de Castro. A praça é cercada por muitas lojas, bancos, bares e restaurantes.


A igreja San Francisco de Castro foi construída em estilo neogótico no início do século de acordo com os planos do arquiteto italiano Eduardo Provasoli, e em 1979 foi declarada Patrimônio Nacional.


O trabalho de talha do interior do revestimento em madeira de riga foi executado pelos artesãos chilenos. É um trabalho rico, belo e indescritível.


A sua arquitetura é totalmente alheia a todas as outras igrejas tradicionais de Chiloé.


Aproveitamos para assistir a missa do Domingo de Ramos.


Quando saímos da igreja, a Plaza de Armas estava tranquila e como o carro estava na porta da igreja fomos abordados por alguns moradores que nos garantiram que dormir ali era seguro. Era tudo que precisávamos saber e tivemos segurança à noite toda.