Dia 194 – Igrejas de Chiloé (Chile)

Dia 194 – 15 de abril de 2019 – Segunda-Feira (Chile)

De manhã, fomos conhecer um pouco da cidade de Castro. E nos deparamos com situações interessantes como esses bancos na calçada de uma rua bem inclinada que termina na parte baixa da cidade.


Parada para almoço e aguardando servirem o ceviche. Queríamos conhecer, famoso nessa região e achamos o lugar ideal. Ceviche é preparado basicamente com peixes ou frutos do mar frescos, marinados no suco de uma fruta cítrica. Têm-se conhecimento que os incas utilizavam originalmente um tipo de maracujá para preparar a receita. As mais conhecidas são feitas com o suco de limão, lima-da-pérsia ou limão-siciliano.


Castro é famoso por suas tradicionais palafitas de madeira na parte baixa da cidade que eram comuns em muitos lugares em Chiloé. E, fomos conhecer.


A palafita é um tipo de habitação construída sobre troncos ou pilares. Comum em áreas alagadiças e deixa a casa em uma altura que a água não alcança.


Algumas delas estão preservadas no distrito de Gamboa.


As casinhas em cores fortes dão charme às construções.


O passeio dura cerca 45 minutos e custou 4.000 pesos chilenos/pessoa.


Na volta, já no porto, vimos pilhas de ostras prontas para serem vendidas.


A cidade possui 2 museus, o Museu Regional que exibe muitos objetos feitos em Chiloé, bem como amostras de etnografia e arqueologia e o Museu de Arte Moderna de Chiloé, que foi fundado em 1988 e abriga uma importante coleção de arte contemporânea.


Um pequeno parque chamado Plazuela del Tren foi colocado no antigo pátio ferroviário perto do porto. Uma locomotiva e alguns outros veículos e máquinas referentes à linha ferroviária de Ancud, operada de 1912 a 1960, estão expostos aqui.

Nosso próximo destino foi a cidade de Dalcahue. Fizemos várias tentativas com os locais para conhecer a igreja que estava fechada mas sem sucesso. A igreja Nuestra Señora de Los Dolores é em estilo neoclássico com estrutura de cipreste coigüe e bases de pedra.


Então, seguimos em frente e fomos para o lugarejo de San Juan.


Mas novamente, não tivemos sucesso para conhecer a igreja San Juan Baptista construída no início do século XIX. Tem uma torre com dois tambor octogonal de base e torre octogonal, o pórtico de colunas, é uma peça e não tem arcos, o frontão é da árvore lariço.


Continuando viagem, chegamos a Tenaún. A igreja Nustra Señora Del Patrocínio foi construída entre 1877 e 1902. Em 1999 foi declarada Patrimônio Nacional e em 2000 Patrimônio da Humanidade.


Mais uma vez sem sucesso em conhecer a igreja que também estava fechada, então, seguimos em frente até Colo, lugar bonito talvez o mais isolado e inacessível. A igreja San Antonio foi fundada no século XVIII é uma das mais rústicas, as bases são feitas de pedra a sustentar toda a estrutura da Igreja. É umas das poucas igrejas que não tem ligação com o mar e está no topo da colina.


Pensamos em dormir aqui em Colo, mas desistimos e seguimos em frente até Quenchi. Depois de varias tentativas para achar um camping conseguimos um na estrada. O lugar estava bem frio, 4 graus.