Dia 197 – Museu Pré-histórico Puente Quilo (Chile)

Dia 197 – 18 de abril de 2019 – Museu Pré-histórico Puente Quilo (Chile)

Na parte da manhã, fomos conhecer a Península Lacuy que está a noroeste da ilha de Chiloé.


Durante a época colonial, a península hospedou um sistema de fortificação espanhola. consistindo em três baterias, um posto avançado de sentinela e um forte.


Nesse caminho rural, deparamo-nos com o Museu Pré-histórico Puente Quilo.


Um museu familiar que reúne vestígios milenares dos povos que habitaram a costa norte de Chiloé há mais de cinco mil anos.


Está localizado no rio Quilo, 17 km a oeste de Ancud (caminho para o Farol Corona). O museu é obra de Don Serafín González que no final dos anos 80 decidiu criar esse canto de pré-história após a descoberta de vestígios arqueológicos em sua propriedade.


Desde então, durante as décadas seguintes, Don Serafín realizou um trabalho constante de colheita de artefatos para enriquecer seu museu.


Mesmo falecendo em 2011 com 82 anos, seu legado continuou com seus filhos.


Voltamos pela ruta 5 em direção ao continente, saindo de Chiloé. Demos sorte que não precisamos esperar pelo ferry, chegamos e embarcamos.


A travessia custou 13.900,00 pesos chilenos e durou 25 minutos.


No continente, pegamos pista dupla, pedagiada, até estranhamos… hehe

Tentamos chegar ao sítio arqueológico de Monte Verde inscrito para se tornar patrimônio da humanidade, mas, não obtivemos sucesso. Estava escurecendo e deixamos para amanhã.

Chegamos a Puerto Montt às 19h, cidade de aproximadamente 215.000 hab., com muito movimento. Isso nos estressa, mas rápido encontramos um posto Petrobrás e esse foi o nosso ponto para a noite.