Dia 199 – Sítio Arqueológico Monte Verde e Lago Llahquihue (Chile)

Dia 199 – 20 de abril de 2019 – Sítio Arqueológico Monte Verde e Lago Llahquihue (Chile)

Hoje de manhã, fomos conhecer Monte Verde que é um sítio arqueológico no sul de Chile, localizado perto de Puerto Montt e está na lista de tentativas da UNESCO para se tornar um Patrimônio da Humanidade desde 2004.


O local foi descoberto acidentalmente por um estudante de veterinária em 1975 quando encontrou um osso que acreditava ser de uma vaca, mas posteriormente provou ser de um gomophothere (um animal já extinto similar ao elefante). Monte Verde é um dos raros locais pré-históricos ao ar livre encontrados até o momento nas Américas. Seu estado de boa preservação se deu através de um fenômeno natural aleatório: as águas do riacho local subiram e formou-se um pântano cheio de turfa que inibiu a decomposição bacteriana do material orgânico.


Estudos realizados em 1982 estimaram que o lugar possui uma idade média de 14.800 anos. Essa data supera em 1.000 anos o local mais antigo conhecido de habitação humana nas Américas.


A aceitação de Monte Verde como o primeiro lugar povoado das Américas demorou certo tempo. Antes dessa descoberta, era amplamente aceito que pessoas antigas haviam entrado nas Américas usando a Ponte do Estreito de Bering, que ficava a cerca de 13.000 quilômetros da área de Monte Verde.


As novas datas fornecidas por Monte Verde fizeram do local um fator-chave no debate sobre a primeira migração da Ásia para a América do Norte. O responsável pelo local mostrou-nos achados arqueológicos com o maior orgulho.


De Monte Verde nós fomos conhecer o lago Llanquihue. Llanquihue significa “lugar para mergulhar na água” – é uma cidade chilena na região de Los Lagos. Está localizada na margem do Lago Llanquihue, o segundo maior do país.


Localizada em frente ao vulcão Osorno, a cidade está a 7 km ao norte de Puerto Varas e a 19 km ao sul de Frutillar e é conectada às duas pela Highway 5 do Chile.


Nascida no século 19 na época da colonização alemã com o nome de Desagüe, em 1907 com a chegada da ferrovia e a criação da estação teve um grande crescimento, quando então adquiriu seu nome atual.


O “paseo El Cisne” é uma área para lazer e apreciação do lago.


A principal razão para sua fundação foi a necessidade de desenvolver e explorar o turismo na região do lago.


Seguimos em frente, contornando o lago, passamos por várias localidades como Totaral, Frutillar, Porto Octay, Las Cascadas, Ensenada, Puerto Pérez Rosales.


O percurso é muito interessante e alguns lugares com casas charmosas.


É impossível passar pela orla do lago,


E não parar para apreciar o lago.


Deixamos Puerto Varas para conhecer amanhã porque escureceu.