Dia 200 – Puerto Varas (Chile)

Dia 200 – 21 de abril de 2019 – Puerto Varas (Chile)

Hoje, seguimos viagem rumo a Puerto Varas. A cidade foi fundada em 1853 e colonizada por imigrantes alemães que vieram fugidos da pobreza que a revolução industrial causou na Europa.


Sua localização é bem favorecida, com montanhas, lagos, florestas e parques nacionais, além do Lago Llanquihue, o segundo maior lago do Chile e a bela vista dos vulcões Osorno e Calbuco.2

Como hoje é domingo de Páscoa, assistimos a missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus construída em 1918.


A igreja é grande e muito bonita.


Depois da missa, fomos almoçar e andar pela cidade que é caracterizada pela arquitetura tradicional alemã, com casas construídas com madeira nativa, manio e laurel revestidas com telha de alerce, usando ferramentas trazidas da Europa como a casa Boegel construída em 1935.


A cidade possui diversos edifícios protegidos, incluindo a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, localizada em um dos pontos mais altos da cidade. E muitas áreas verdes como o canto da gruta de Lourdes.


Puerto Varas é também uma base para excursões a marcos naturais próximos, como o Lago Todos los Santos, as Cataratas Petrohué, o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales e Parque Nacional Puyehue, assim como o vulcão Osorno.

Ao voltarmos para o carro para seguirmos viagem, tivemos uma surpresa muito desagradável. Quebraram o vidro traseiro do carro e roubaram uma sacola com todas as nossas ferramentas e um fogareiro.


Ficamos muito chateados e fomos procurar a polícia. Mas eles criaram tanto empecilho para fazermos o registro da ocorrência que desistimos. Eles orientaram-nos a voltar para Puerto Montt onde conseguiríamos resolver o problema do vidro.

Voltamos para o mesmo posto de gasolina que passamos os outros dias em Puerto Montt e colocamos um plástico na janela. Já eram 22h30 e fazendo muito frio quando o exaustor da claraboia do banheiro disparou e não conseguimos desliga-la. Sem ferramentas, tentamos no posto de gasolina, sem sucesso. Então, tive a ideia de procurar nas coisas do carro, quando achamos uma chave de fenda.

Desmontamos a claraboia, mas para chegar ao ponto certo tinha que ser por fora do carro, impossível naquele momento. Então, Paulo arriscou e cortou um dos dois fios, desligando a ventoinha e mantendo a luz do banheiro funcionando.