Colônia del Sacramento – Uruguai

Colônia del Sacramento (Uruguai)

Colônia del Sacramento é a primeira cidade uruguaia que visitamos que possui um sítio eleito como Patrimônio da Humanidade. O país tem apenas dois patrimônios na Lista da UNESCO, porém conta com sete sítios na Lista de Tentativa.

Eleito como Patrimônio da Humanidade em 1995, o Quarteirão Histórico de Colônia del Sacramento (em espanhol, ou Colônia do Sacramento, em português) é testemunha da história da cidade que foi fundada em 1680, às margens do Rio da Prata, pelos portugueses. A cidade tinha um posicionamento estratégico para sua defesa contra os espanhóis pois está localizada em uma pequena península.

A Coroa portuguesa, que já havia se estabelecido em terras brasileiras há mais de cem anos, queria estender suas fronteiras meridionais para fortalecer suas relações comerciais com a América Espanhola (a cidade de Buenos Aires na Argentina se encontra há pouco tempo de distância, cruzando apenas o Rio da Prata), dessa forma, chegam à Colônia del Sacramento e constroem uma fortificação simples. Porém, em menos de um ano, este novo território foi conquistado por espanhóis e indígenas e logo depois devolvido ao domínio português através do Tratado Provisional de Lisboa.

Em uma sucessão de guerras e trocas de poder, Colônia del Sacramento ficou sob domínio espanhol por quatro vezes durante sua história e sob domínio português em cinco períodos. Entre 1822 e 1828 pertenceu ao Brasil e apenas em 1828 passou a ser solo uruguaio, como permanece até hoje.

Colônia del Sacramento sofreu muito com as trocas de poder devido ao seu estratégico posicionamento global. O Rio da Prata era uma importante rota de comércio pois fazia a ligação do mar para dentro do continente e seu principal produto era o comércio de escravos africanos que foram utilizados para o desenvolvimento desta parte do Novo Mundo.

Diante de tantas trocas de países regentes sobre o território, a cidade acabou crescendo e se desenvolvendo de acordo com ambas as características espanholas e portuguesas. Colônia é o único exemplo de um plano urbano que não se conforma à rígida grade de xadrez imposta pela Espanha sob a “Lei das Índias”. Em vez disso, esta cidade tem um plano livre e adaptado às características topográficas do local, mesmo sofrendo grande influência militar. Ao longo das sucessivas destruições e ocupações do seu território, o Bairro Histórico adquiriu a heterogeneidade urbana e arquitetônica que o caracteriza: a soma das contribuições portuguesas e espanholas. A fusão das tradições dessas duas nações é evidente nos métodos construtivos utilizados em seus edifícios civis e religiosos e as casas são predominantemente térreas, sendo raras as de dois andares.

A cidade hoje é um grande polo turístico uruguaio pois se encontra apenas há uma hora de barco de Buenos Aires, há duas horas de carro de Montevidéu e poucas horas de carro do Brasil. Dentro do bairro histórico encontramos diversos pontos de interesse que valem a pena ser visitados.

As fortificações erguidas pelos portugueses no século XVIII incluem uma muralha e um fosso que foram demolidas no século seguinte, porém, na década de 1970, escavações encontraram suas ruínas o que permitiu a recuperação de pedras originais da fortificação que foram utilizadas para reconstrução de um segmento da muralha.

O farol da cidade, uma das poucas edificações altas no centro da cidade, foi construído em cima das ruínas do Convento de São Francisco Xavier, que pegou fogo no final do século XVIII.

É possível também conhecer a primeira igreja construída no país, a Basílica do Santíssimo Sacramento, ou ao menos sua reconstrução, isso porque um raio caiu sobre a igreja em 1823 o que causou uma explosão no depósito de pólvora, destruindo assim a igreja por completo. Porém, a Basílica de 1680 foi reconstruída entre os séculos XIX e XX e está aberta a visitação.

Para quem gosta de passear em museus, Colônia del Sacramento não decepciona. Na cidade encontramos o Museu Indígena, Naval, Paleontológico, Português, do Azulejo, Espanhol e Municipal, para citar alguns. Quando se compra o ingresso para um museu, você possui acesso a vários outros museus da cidade, o que é bem interessante para conhecer vários deles durante a estadia na cidade.