Dia 216 – Ruínas de São Miguel das Missões (Brasil)

Dia 216 – 07 de maio de 2019 – Ruínas de São Miguel das Missões (Brasil)

As Ruínas de São Miguel das Missões ficam no município de São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul. São Patrimônio da Unesco desde 1983.


A visitação inicia as 9:00h, então, saímos do camper um pouco antes já que dormimos na porta. Enquanto fechávamos o Tropeiro, apareceu um Senhor nos convidando para tomar café em seu hostel. Ele é o presidente da associação de Hostels do Brasil. Com muito pesar, recusamos o convite porque temos um compromisso em Belo Horizonte/Minas Gerais e se aceitássemos, ficaríamos mais um dia em São Miguel e perderíamos o compromisso.

Passamos em uma loja de souvenir e o dono era filho do responsável por resgatar as obras da Missão de São Miguel. Com isso, ele nos deu detalhes do trabalho realizado.

Assistimos a um vídeo de 15 minutos explicando a história das Missões. Em seguida, fomos conhecer o local. Para melhorar nosso entendimento, alugamos um guia eletrônico que explica cada ponto identificado no sítio histórico.


A igreja foi edificada no século XVIII, entre os anos de 1735 e 1745. Estudos mostram que ela possuía onze altares todos ricamente decorados com talha dourada.


Ela era pintada de branco tanto na parte interna como na parte externa hoje, porém, todas as paredes estão sem tinta, sendo a pedra avermelhada sua principal característica, mesmo assim, impressiona.


A fachada da igreja, ou o que restou dela, possui aproximadamente 30 metros de altura.


Além das ruínas, há no local o Museu das Missões que foi projetado por Lucio Costa, imitando uma habitação indígena.


Com um rico acervo de imagens sacras e,


Peças trabalhadas em pedra.


Ainda no Sítio Histórico, encontram-se diversas estruturas da antiga redução.


Em frente a igreja, tem a Cruz Missioneira que é um símbolo de fé e de proteção das Missões;


o Sino;


o Colégio; as Oficinas;


Uma curiosidade foi o cemitério, porque os índios enterravam os mortos separados por sexo. O Cotriguaçu que é uma casa grande onde as viúvas viviam.


Depois de andar muito pelo lugar fomos embora ainda na parte da manhã sabendo que tinha mais coisa para conhecer.
Seguimos viagem até Carazinho para conhecer o casal Luis e Mari que acompanha as nossas viagens.


Luís queria muito que dormíssemos em Carazinho mas precisamos continuar viagem porque temos um compromisso em Belo Horizonte. Paramos para dormir em um posto de abastecimento.