Parque Nacional Los Alerces – Argentina

Parque Nacional Los Alerces

Criado em 1937 e eleito como Patrimônio Natural da Humanidade em 2017, o Parque Nacional Los Alerces está localizado nos Andes do norte da Patagônia, fazendo fronteira com o Chile na Província de Chubut, Argentina. Com mais de 207 hectares de área, seu formato é de quase um retângulo e possui 65 km de norte a sul.

As paisagens nesta região são espetaculares, com morenas ou moraina (que são pedras, a carga sedimentar que o gelo transporta, formando acumulações que formam faixas escuras ao longo das geleiras), lagos glaciais de água clara, vales suspensos, e formações rochosas típicas da passagem de glaciares, as “sheepback rocks”. O parque é dominado pela Floresta Patagônica, que ocupa parte do sul do Chile e da Argentina. Essa floresta é um dos cinco tipos de floresta temperadas do mundo e a única ecorregião de floresta temperada da América Latina e Caribe. O Parque exerce uma função vital de proteção de algumas das últimas porções de Floresta Patagônica contínua em estado quase intocado além de ser o lar para várias espécies endêmicas e ameaçadas de flora e fauna.

O parque possui a maior floresta de Alerce da Argentina. Essa árvore pode chegar a mais de 60 metros de altura e é uma das árvores mais longevas do mundo, algumas possuem mais de 3.600 anos, elas crescem apenas um milímetro por ano, então quanto maiores as árvores, mais antigas são.

Existindo apenas na Argentina e no Chile, os alerces estão ameaçados devido à exploração da árvore por madeira. A árvore mais conhecida do país, está dentro dos limites do parque, com 57 metros de altura, 2,2 metros de diâmetro e mais de 2.600 anos de idade. A floresta é particularmente notável próximo ao Lago Menéndez, que contem a Floresta Milenar Alerce, localizada em meio a uma floresta tropical de samambaias, musgos, trepadeiras e bambus. O caminho feito durante o passeio é através de passarelas e possui mirantes com vistas panorâmicas, esse sistema foi implantado para reduzir o impacto humano e o desgaste do solo.

Além dessa floresta espetacular, o parque conta com um extenso sistema de lagos e rios naturais com águas cristalinas. Suas cores deixam os visitantes estupefatos tamanha beleza, variando em tons de azul, verde e turquesa dependendo da intensidade da luz solar e da época do ano.

O Parque conta com uma estrutura bem completa. Encontramos 7 áreas de camping estruturadas, 9 áreas de camping agrestes, 7 áreas de camping livre, 23 cabanas, 5 hotéis, 1 refúgio, 3 restaurantes e 3 quiosques. Há vários banheiros e placas informativas espalhados por todo o parque.

Além dessa estrutura toda, o parque possui diversos esportes aquáticos para os mais ousados, desde kayak, canoagem, windsurfe, kitesurf e pesca para os mais tranquilos. Há também montanhismo e trilhas para aqueles que preferem ficar longe das águas geladas (é importante saber que a maioria das áreas de camping e trilhas fica fechada durante o inverno, então caso o seu foco seja ficar no parque e conhece-lo através de suas trilhas, marque sua viagem para o verão).

Uma atração que fica aberta durante o ano inteiro é o Glaciar Torrecillas, porém está sempre sujeito às condições climáticas. Esse glaciar tem uma idade aproximada de 24 mil anos e apesar de não ser conhecido por muitos, este é um legado da última glaciação na Patagônia Argentina. Ao contrário das geleiras mais conhecidas do país, as Torrecillas são do tipo “circo”, porque se forma na montanha e da a impressão de que ela é suspensa.

No sopé da geleira, se forma a Laguna del Antiguo, com uma cor intensa de esmeralda, uma paisagem maravilhosa de se ver. Para chegar no topo do glaciar, é necessário fazer um caminho a pé e outro por um barco e depois uma subida (novamente a pé) de quase 300 metros.

O tempo do passeio varia entre 4 e 6 horas e deve ser contratado através de agências de turismo local, pois o acesso à base da geleira é controlado, para evitar a erosão do local.

Para os amantes de Trekking, o parque oferece diversas opções, desde trilhas mais leves para os iniciantes, até as trilhas bem avançadas, com 12h de duração.

O Parque também faz parte da Huella Andina, que é um caminho de longa distância que passa por 4 parques nacionais argentinos, sendo o Parque Nacional Los Alerces um deles. Ela se utiliza de trilhas e caminhos preexistentes que se integram entre si para criar este trekking com mais 560 km de comprimento!!!

Visitar o parque no início da primavera (outubro/novembro) e no início do outono (março/abril) permitirá que você visualize paisagens bastante distintas, as vezes dá ideia que não é o mesmo local. No início da primavera as montanhas estão cobertas de neve e no início do outono não tem neve e as folhas das árvores ficam amarelas e alaranjadas colorindo o chão com as folhas que caem das árvores e revelando uma paisagem bem diferente.