Salvador (BA)

Patrimônio da Humanidade – Centro Histórico de Salvador (BA)

Salvador na Bahia é muito mais do que acarajé e axé. Salvador foi a primeira capital brasileira (1549 – 1763) e testemunha das culturas europeias e africanas que chegavam ao seu porto frequentemente, além de ter abrigado o primeiro mercado de escravos no novo mundo. O centro histórico está na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1985 e esse pedaço da cidade conta, através de seus prédios e ruas, uma parte da história do início do Brasil colônia.

A área tombada pela UNESCO é um espaço de 80 hectares que conta com os bairros da Sé, Pelourinho, Misericórdia, São Bento, Taboão, Carmo e Santo Antônio, portanto há muita coisa para ser vista. Essa área conta com diversos prédios, igrejas e conventos que datam do século 17 em diante e são exemplos perfeitos da estrutura urbana renascentista europeia adaptados à uma colônia.

A cidade basicamente é dividida pela parte Alta e Baixa. O Pelourinho que fica situado na parte Alta possui um lindo conjunto arquitetônico colonial barroco e vários prédios de interesse além de uma atividade social bastante intensa. Suas ruas são cheias de bares, restaurantes e lojas e todos os sábados e terças feiras o grupo Olodum se apresenta nas ruas do bairro. À título de curiosidade, a palavra “pelourinho” se refere a uma coluna de pedra, normalmente localizada no centro de uma praça, onde os escravos eram expostos e castigados. Nos primórdios da cidade, o local que hoje conhecemos como Pelourinho era um local onde ficavam as melhores casas da cidade além do centro administrativo e do comércio. O local foi escolhido com bastante esperteza pois era o ponto mais alto da cidade e com uma barreira natural devido à uma elevação abrupta do terreno, constituía uma verdadeira muralha.

A Igreja e Convento de São Francisco, localizados no Pelourinho, são considerados uma das mais ricas e singulares expressões do barroco brasileiro, além de ser também uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. Sua estrutura foi erguida entre os séculos XVII e XVIII. O convento foi fundado em 1585 e em 1675 fizeram sua reconstrução em proporções maiores. Em 1710, foi autorizado que se construísse a igreja própria do convento, o cemitério e outras dependências sendo completamente finalizada em 1720, faltando apenas a parte decorativa do seu interior.

A igreja, apesar de sua fachada austera, tem um interior ricamente decorado, típico de construções jesuítas. Diferentemente das igrejas construídas no nordeste brasileiro, que contam com apenas um altar, a Igreja de São Francisco conta com três naves além da capela mor dedicada ao santo que dá nome a igreja, o local possui outras oito capelas secundárias. Acredita-se que na decoração do seu interior tenha sido usada uma tonelada de ouro. Os detalhes em seu interior são riquíssimos, com paredes, colunas, tetos e capelas abundantemente revestidos de impressionantes entalhes de flores, arcos, anjos e pássaros, espalhados por toda sua decoração. O convento, ainda em funcionamento possui uma decoração com azulejos do século XVIII.

Outro lugar excepcional no centro histórico é a Catedral Basílica Primacial de São Salvador. O prédio é um exímio exemplo de uma construção jesuíta bem conservada e hoje abriga a sede da arquidiocese de Salvador. O prédio foi construído no local de uma antiga igreja do século XVI e sua inauguração ocorreu no ano de 1672, os sinos vieram de Portugal em 1681 e as estatuas da fachada foram finalizadas apenas em 1746. Sua fachada, apesar de ter sido construída no período do barroco, segue o estilo arquitetônico maneirista (estilo desenvolvido na Europa entre 1515 e 1600, dá prioridade ao plano longitudinal, na presença de temas profanos e religiosos dentre várias outras características). Nos três nichos presentes na entrada da igreja, há três estatuas que representam três santos jesuítas: Santo Inácio de Loiola, São Francisco Xavier e São Francisco de Borja. No seu interior, encontramos treze altares que variam do estilo barroco, ao estilo maneirista e também há o estilo renascentista. O altar possui18 pilares dourados e na sacristia a cúpula foi ricamente pintada e seus arcos esculpidos.

A Igreja de São Domingos é também de grande valor histórico e ficou fechada por mais de duas décadas para restauração, foi reinaugurada em 2016. Sua construção teve início em 1731 e sua fachada segue o estilo rococó e em seu interior possui talha neoclássica. Outras duas igrejas do centro histórico são a Igreja do Carmo e a Igreja de Santo Antônio. A primeira, construída entre os anos de 1788 e 1803. Nela encontra-se a imagem em cedro do Senhor Morto, com duas mil pedras de rubi esculpidas pelo escravo Francisco das Chagas, considerado o “Aleijadinho baiano”. A segunda, construída entre os anos de 1594 e 1595 fica no largo de Santo Antônio. Em 1638 a igreja abrigou a resistência aos ataques holandeses entre abril e maio, há uma placa de mármore na entrada da igreja que faz registro a este fato.

O centro histórico de Salvador é repleto de prédios em estilo barroco. Na Praça da Sé temos o Palácio do Arcebispado de Salvador, construído no século XVIII. Outros prédios barrocos são o Palácio Saldanha, de 1874 e o Palácio Ferrão do final do século XVII que compõe a paisagem da cidade que além de contarem um pedaço da história da região, também trazem um clima de séculos atrás ao local.

Na Praça Municipal também encontramos diversos prédios de grande valor histórico, como o Palácio Rio Branco, antiga sede do governo da Bahia. Inicialmente o prédio era feito de taipa, mas ao longo dos anos foram realizadas diversas ampliações e alterações. Recebeu Dom Pedro II em 1859 quando passou por terras baianas. Hoje abriga a Fundação Pedro Calmon, a Fundação Cultural do Estado da Bahia e o Memorial dos Governadores.

Sem dúvida alguma, o ponto mais conhecido da cidade é o elevador Lacerda. Este foi o primeiro elevador urbano do mundo e na época de sua inauguração em 1873 era o mais alto do mundo, com 63 metros. Liga a Praça Cairu, na parte baixa da cidade, à Praça Lacerda, na parte alta. Na parte mais alta do elevador tem-se uma vista privilegiada do mercado modelo, da Baía de Todos os Santos e ainda ao fundo o Forte de São Marcelo.

Salvador é uma cidade histórica, foi a primeira capital portuguesa na América. O centro histórico é um belo exemplo da estrutura urbana renascentista adaptada à uma colônia com prédios religiosos, civis e militares de diversos períodos. Devido à sua localização estratégica, a cidade tinha como princípio a centralização das atividades da coroa portuguesa na América além de facilitar o comércio com a África e com o oriente.

Aeroportos mais próximos:

  • Aeroporto Internacional de Salvador > Praça Gago Coutinho

Rodoviária:

  • Terminal Rodoviário de Salvador: Av. Antônio Carlos Magalhães, 4362

Rodovias:

  • BR-324, BA-526, BA-528

Distâncias:

  • Brasília: 1.531 km
  • Aracaju: 327 km
  • Recife: 806 km
  • Natal: 1.100 km

Altitude:

  • 8,3 m
    Localização: 12° 58’ 16’’ S 38° 30’ 39’’ O