Paisagem Industrial de Fray Bentos – Uruguai

Paisagem Industrial de Fray Bentos

Fray Bentos é a segunda cidade uruguaia a entrar na Lista da Unesco como Patrimônio da Humanidade. Fazendo parte deste seleto grupo de sítios desde 2015, a cidade se encontra às margens do Rio Uruguai e possui o porto mais importante do país.

O complexo industrial protegido pela UNESCO foi construído após o desenvolvimento de uma fábrica fundada em 1859 para processar carnes produzidas em terras vizinhas e exportar para o mercado europeu. Em 1924, a pioneira empresa Liebig foi transformada à Anglo Refrigerador, que produzia mais de 100 especialidades enlatadas.

Durante seu período mais movimentado, o complexo industrial possuía mais de 5 mil trabalhadores de diversos países, incluindo ingleses, belgas, russos, espanhóis e italianos dentre outras 50 nacionalidades.

Durante o período da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, a empresa exportou toneladas de carne para a Europa para alimentar seus exércitos.

A paisagem local é predominada por prédios e galpões altos feitos de tijolos e chaminés de caldeiras que ilustram todo o processo de obtenção da carne, embalagem e exportação. Atualmente, o local abriga o Museo de la Revolución Industrial (terça à domingo das 10h às 15h – $90 pesos uruguaios – terça-feira a entrada é gratuita com visita guiada).

O frigorifico da cidade de Fray Bentos foi de essencial importância para o desenvolvimento da cidade e do país, tendo em vista que a empresa chegou a ser a maior exportadora de carne da América Latina.

A paisagem industrial do local é uma evidência do intercâmbio de valores humanos entre a sociedade européia e a população sul-americana dos séculos XIX e XX, que provocou mudanças sociais, culturais e econômicas em ambos os lugares durante esse período. Esse intercâmbio permitiu o desenvolvimento tecnológico para gerar uma nova forma de exportação de carne enlatada e congelada em escala global.

O conjunto de instalações, edifícios industriais, instalações hidráulicas, instalações portuárias, tecidos residenciais e áreas verdes ligando o rio e áreas agrícolas à cidade se destaca como um exemplo do desenvolvimento industrial do século XX.

Após o fechamento do frigorífico, o local foi tombado como Monumento Histórico Nacional e em 2015 foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade devido à sua importância na história, não somente do Uruguai, como do mundo todo.