Cueva de Las Manos – Argentina

Cueva de Las Manos

Cueva de Las Manos é uma série de cavernas que possuem arte rupestre e está localizada na província de Santa Cruz, Argentina, a 163 km de Perito Moreno. Está na Lista dos Patrimônios da Humanidade desde 1999 como patrimônio cultural da humanidade.

A arte encontrada no local é de 13.000 a 9.500 anos atrás e seus desenhos são de mãos humanas (daí o nome do local) além de cenas de caça e de animais. Este é o maior e a mais dramática exibição de impressões de mãos no mundo (também existe lugares como esses na França, Espanha, Papua Nova Guiné, Indonésia e Austrália).

O local é famoso por sua impressionante colagem de mais de 800 impressões de mãos pretas, brancas, vermelhas e ocres, pintadas há mais de 9.000 anos. A área conta também com excelentes representações de guanacos, emas, pumas e seres humanos. Além dessas criaturas vivas, há representações de formas geométricas, padrões em ziguezague, pontos vermelhos, o sol e cenas de caça.

Das 829 mãos impressas nas pedras, a maioria é masculina, uma possui seis dedos e apenas 31 são da mão direita. Todas as impressões são negativas ou estênceis; criado colocando a mão contra a face da pedra e soprando a tinta através de um tubo feito de osso.

Ninguém sabe ao certo o que as mãos significam. Uma das teorias mais plausíveis é que as mãos foram pintadas por meninos e adolescentes como parte de uma cerimônia de iniciação ou rito de passagem. Isto é apoiado pelo fato de que muitas das impressões das mãos não são grandes o suficiente para terem sido feitas por adultos totalmente crescidos. Outra teoria popular é que as pinturas foram feitas como parte de uma cerimônia religiosa que precedeu uma caçada.

As cavernas estão localizadas no espetacular e acidentado Cânion de Rio Pinturas, a cerca de 120 km ao sul da cidade de Perito Moreno. Você pode ir de carro até o local, a pé ou até mesmo a cavalo.

As cavernas estão localizadas dentro de um parque nacional, e a taxa de entrada inclui uma visita guiada de uma hora às cavernas.