Dia 215 – São Miguel das Missões(Brasil)

Dia 215 – 06 de maio de 2019 – São Miguel das Missões(Brasil)

Ontem, fomos abordados e hoje mais duas vezes pela polícia de Entre Rios e passamos tranquilos. Pegamos o trecho final da Ruta 14 e 121 com 120 km muito ruins. Foi o pior trecho até agora.


Deixamos a Argentina por São Tomé. Esse é o primeiro Centro Unificado de Fronteira da América Latina, onde todos os trâmites de liberação de cargas e de pessoas ocorrem no mesmo espaço físico.

A Ponte da Integração tem 1,4 mil metros de extensão.

E mais de 14 quilômetros de acessos em Santo Tomé e São Borja que foi por onde entramos no Brasil.

Voltar a ouvir o português é bom. Foram 120 dias fora do Brasil. O tempo contabilizado em cada país foi: 23 dias no Uruguai, 42 dias na Argentina, e 55 dias no Chile.


Chegamos a São Miguel das Missões às 19:00h e o dia ainda estava claro.


Quando saímos do Brasil, suspendemos nosso plano de telefonia celular. Com isso, ao retornarmos ao Brasil, precisávamos solicitar o cancelamento da suspensão. Paramos em um restaurante em frente à Missão Jesuíta. Então, a moça do restaurante nos ajudou, emprestando seu celular para ligarmos na operadora.

Procuramos um lugar para dormir ou estacionamento, sem sucesso. Então, ficamos na porta de entrada da Missão Jesuíta.

Ás 20h, fomos assistir ao Espetáculo Som e Luz que acontece diariamente, com duração de 45 minutos. Ele foi criado em 1978 pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul. É uma narrativa que conta a história desde o início até o declínio da experiência Jesuítico-Guarani.