Dia 082 – Cambará do Sul – Parque Nacional Aparados da Serra (RS)

Dia 081 – 16 de dezembro de 2018 – Cambará do Sul – Parque Nacional Aparados da Serra(RS)

Hoje, fomos para Cambará do Sul conhecer Cânion Itaimbezinho mas ao sairmos do parque das Cachoeiras, precisei puxar alguns galhos de árvore para o Tropeiro passar, faz parte

Esse trecho até o parque é bem pitoresco.

O Parque Nacional Aparados da Serra fica em Itaimbezinho a 18 km de Cambará do Sul.

No estacionamento do parque, fomos convidados a parar o carro dentro do parque porque nosso carro foi considerado grande, foi ótimo.

Chegamos ao Parque na parte da tarde e fizemos duas trilhas e começamos pela do Cotovelo de 6,3 km.

Esse é o canyon mais visitado de toda a região.

Possui as paredes mais íngremes e profundidade de até 720 metros. Sua extensão é de 5,8 km e a distância máxima entre suas paredes é de no máximo 2 km, o que talvez o torne mais especial.

Existem duas cascatas gigantescas: a das Andorinhas e a Véu da Noiva.

Em determinado momento, o nevoeiro baixou rápido e tapou tudo, mostrando uma paisagem bastante diferente da que vimos quando chegamos.

Então, o negócio é apreciar o visual diferente.

E brincar porque a alegria é grande com tanta beleza.

A trilha do Vértice de 600 metros foi mais pitoresca apesar das nuvens não deixarem vermos os cânions. No final dessa trilha tem uma casa de colono com comidas e produtos típicos de fabricação própria que são vendidos aos visitantes, além de um café muito saboroso que apreciamos com biscoitinhos amanteigados. O nevoeiro que cobria o parque deu um charme ao local, vale a pena a visita com ou sem nevoeiro.

O ideal é ir ao parque pela parte da manhã porque tem menos formação de nuvens.

Do parque nós voltamos para Cambará do Sul e fomos para a pousada Cristal Serra a convite dos donos Sr. Jairo e D.Noely que conhecemos na estrada enquanto íamos para o parque.

Eles nos disponibilizaram um chalé, mas preferimos dormir no Tropeiro. Usamos apenas o banheiro para um banho melhor. https://www.pousadacristalserra.com/pt-br