Dia 027 – Salvador (BA)

Dia 027 – 24 de julho de 2018 – Salvador (BA)

Hoje encontramos com a amiga Wandja que trouxe seus dois filhos para conhecerem o Tropeiro, ficaram eufóricos. Crianças acalmadas, fomos ao forte Santo Antônio da Barra que está localizado na ponta do Padrão (atual Largo do Farol da Barra) construído para defesa da barra do porto da então capital da Colônia (1583-1587). O farol (1698) tem uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia, o segundo existente no Brasil e em todo o Continente. Subimos para apreciar a vista do mar. Ainda no forte, visitamos o Museu Naval e Oceanográfico tendo como ponto forte diversos tipos de miniaturas de embarcações. Ingresso R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia entrada.

Fomos à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, construída entre 1739 e 1849, é uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Sua construção em estilo barroco foi feita toda de pedra-sabão trazida de Portugal. Passamos pela península Itapagipana e a igreja da Boa Viagem, do século XVIII, que abriga a imagem do Bom Jesus dos Navegantes que é conduzida em procissão marítima pela galeota no primeiro dia do ano. Por fim, fomos à ponta do Humaitá com uma breve parada na igreja do Bonfim.