Dia 043 a 046 – Belo Horizonte (MG)

Dias 043 à 0456 – 09 à 12 de agosto de 2018 – Belo Horizonte (MG)

Chegamos a Belo Horizonte no final da tarde. Belo Horizonte é minha cidade natal e onde mora a minha família, então, parar aqui é um bom demais. Como disse uma prima: “é para reabastecer o coração”.
Optamos por deixar o Tropeiro em um estacionamento perto da casa da minha mãe já que devido a altura ele não coube na casa dos meus pais e irmãs.
Belo Horizonte também tem seu Patrimônio da Humanidade que é o conjunto arquitetônico da Pampulha, então, fomos rever esse ponto tão importante e bonito da cidade. O conjunto está presente na vida dos mineiros desde 1943 e em 2016 ocorreu a sua inclusão como Patrimônio da Humanidade. Desenvolvido por Oscar Niemeyer e com a cooperação de vários artistas, hoje, esse patrimônio é o cartão postal de Belo Horizonte, com lindas vistas, belos jardins e prédios. O conjunto é composto pela:
– Igreja de São Francisco

– Cassino atual Museu de Arte da Pampulha

– Casa de baile, atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte

Iate clube, atualmente Iate Tênis Clube. Além dos jardins de cada obra, o calçadão que une uma edificação a outra o espelho d’água e a orla no trecho onde estão as construções. Essa obra excepcional teve a participação de outros artistas como as pinturas de Cândido Portinari, o painel em bronze de Alfredo Ceschiatti, o paisagismo de Burle Marx e o mosaico em pastilhas de Paulo Werneck que não é o nosso aventureiro.

O estádio Mineirão, Governador Magalhães Pinto, também localizado na lagoa da Pampulha e bem perto dos Patrimônios não poderia ficar de fora.

Aproveitamos o dia dos pais com meu pai e toda a família, mas o mais difícil foi despedir da família, mesmo sabendo que amanhã vamos conhecer outro Patrimônio da Humanidade, Diamantina.