Dias 190 e 191 – Chaitén (Chile)
Dias 190 e 191 – 11 e 12 de abril de 2019 – Chaitén (Chile)
Ontem saímos de Futaleufú e viemos até Chaitén. Foram 156,2 km sendo 84,9 km de ripio.
Chaitén é a antiga capital da Província de Palena, na região de Los Lagos, e está localizada perto do extremo norte da Carretera Austral.
A Carreteira Austral neste trecho é muito bonita, e passa por vários Ventisqueros.
Primeiro vem a placa com a máquina fotográfica,
Depois a placa indicando o que mirar, e
Depois um lugar para parar. Sempre é assim, bem estruturado.
Com muitos lagos, rios e Cachoeiras de degelo.
Muitas pontes são para um único veículo por vez.
Outro Ventisquero
O final da tarde foi lindo.
Já em Chaitén, fomos direto para o escritório da Navieira Austral, ver o barco para Quellón no sábado. Nesta época só tem barco 2x por semana.
Compramos passagens para Quellón localizada ao sul da ilha de Chiloé para sábado às 10 horas. São 4 horas de travessia de barco. Nossa programação é fazer toda a ilha.
Barco resolvido, fomos à informações Turísticas.
A cidade foi evacuada em maio de 2008, quando o vulcão Chaitén entrou em erupção e passou a expelir uma nuvem de cinzas e vapor sulfúrico que subiu há mais de 31 km.
A cidade foi completamente inundada em 12 de maio do mesmo ano quando um fluxo de lama e detritos causou o transbordamento do rio Blanco. Ao longo das semanas subsequentes, o rio escavou um novo curso através de Chaitén, destruindo completamente uma parte significativa da cidade.
Em fevereiro de 2009 o governou anunciou que iriam abandonar a cidade, realocando e compensando todos os residentes. Sua reconstrução se daria a 10 km ao norte da sua atual localização.
Em 9 de abril de 2011, o presidente Sebastián Piñera anunciou um programa para reconstruir a cidade em sua área já existente, revertendo os planos do governo anterior de mudar a cidade para uma localidade diferente.
Ontem, procuramos um camping para ficar mas não conseguimos, então, escolhemos uma rua tranquila e paramos.
Hoje, estávamos com o dia livre e a programação era ir até Caleta Gonzalo, fazer duas trilhas e voltar. Mas, o dia foi de descanso “forçado”. Amanheceu chovendo e depois começou a ventar forte – ventos de 30 km/h com rajadas de 55 km/h. Precisamos abaixar os 4 pés da Camper para dar segurança e estabilidade ao carro porque as vezes o vento dá umas rajadas que sacodem muito a camper.
Estamos com algum problema de carga na bateria, não está carregando direito então, não ligamos a calefação e sentimos muito frio.
Descobrimos que a 6,1 km ao sul de Quellón em Punta de Lapa tem a placa indicando o final da Carreteira Pan-americana – Ruta 5 – que tem seu início no Alasca. Vamos lá. Aproveitamos e levantamos os pontos a visitar em Chiloé.
De tardinha, o tempo deu uma melhorada e saímos um pouco para conhecer a cidade.
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
A praça da cidade é muito interessante.
E o vento quase me carregou.
Deitamos cêdo porque além de frio, amanhã temos que pegar o barco as 10:00h.