Dia 174 – Coyhaque (Chile)

Dia 174 – 26 de março de 2019 – Coyhaque (Chile)

Coyhaique é uma cidade da Patagônia chilena por onde passa a Carretera Austral. A cidade é relativamente nova, tendo sido fundada por colonos em 1929.

Suas montanhas podem ficar cobertas de neve durante o ano todo, por isso o local também é chamado de “cidade da neve eterna”. A cidade tem muitas opções para aqueles que procuram fazer um turismo de aventura. Trekking, escalada e pesca com mosca são alguns atrativos do local.

O Museu Regional da Patagônia fica localizado um pouco fora do centro da cidade. Este museu exibe a herança dos colonos e antigos habitantes da região.

A Reserva Coyhaique fica apenas a 5 km ao sul da cidade. É uma reserva natural que abrange 2.676 hectares de floresta protegida. Mais de 12 km de trilhas serpenteiam a floresta e nos levam a rios e lagoas de cor cristalina.

De manhã fomos ao mercado repor os suprimentos e comprar frutas, carne e frios que não podiam passar na aduana e não achamos em Puerto Rio Tranquilo e tomar café da manhã já que o hostel não oferecia.

Depois fomos andando pela cidade até o centro de informação ao turista.


Em seguida, fomos para a empresa Rolling Patagônia do proprietário Cristobal Chible que conhecemos na Adventure Sport Fair 2018 em São Paulo/Brasil.


A Rolling Patagônia, no meio da carreteira Austral, é uma empresa de aluguel e manutenção de motor home. O Cristobal foi muito amável conosco na feira e na época combinamos de visitá-lo em Coyhaique.

Conhecemos a empresa e além da visita prometida, conversamos sobre a instalação de um sistema de calefação e mais uma barra para prender a Camper no chassi do Tropeiro e outros pequenos detalhes.

Deixo aqui registrado o profissionalismo e a receptividade com a qual fomos acolhidos (https://rollingpatagonia.cl/).

Resolvemos instalar um sistema Alemão – Webasto – de calefação que usa o próprio combustível do carro, mas vamos fazer um sistema mais simples, com um reservatório separado, sem mexer no sistema do carro. Também vamos rever as borrachas da porta por onde entra poeira. E por fim, fazer uma fixação externa da Camper na parte frontal, igual à fixação da traseira.

O equipamento de calefação da Webasto tem um valor muito menor no Chile, devido à diferença de imposto. Aqui em Coyhaique por ser uma Zona Franca só paga 2% de imposto de importação. No Brasil é muito mas muito mais alto.

O serviço contratado consumirá três dias de trabalho, mas ele só tem agenda para daqui a dois dias, quinta-feira dessa semana, e para segunda-feira e terça-feira da próxima semana. Com isso vamos ficar uma semana na região. Mas vamos aproveitar para conhecer as coisas em volta e fazer alguns passeios.

Na quinta-feira, segunda-feira e terça-feira nós vamos dormir por lá. Os outros dias vamos explorar a região. Temos que ir nos adaptando às necessidades. E só vamos sabendo quais são durante o percurso.


Passeamos pela costaneira do Rio Simpson


Ao final do dia, paramos em um Posto de Combustível YPF para dormir. Apareceu uma turma de moto de Buenos Aires e tinha uma moto XTZ 750 Z 1992 igual a que Paulo teve, só mudando a cor… Pense num homem que ficou doido quando viu as motos e claro foi lá conversar com os argentinos.

Hoje rodamos pela região, foram apenas 15,2 km sendo 6,8 de ripio.