Dia 117 e 118 – Fray Bentos/Galeigaychú (Uruguai/Argentina)

Dias 117 e 118 – 28 e 29 de Janeiro de 2019 – Fray Bentos/Galeigaychú (Uruguai/Argentina)

Chegamos à cidade de Fray Bentos de tarde. A cidade fica a 300km de Montevideo.


Paramos em uma praça para dormir e a noite, tivemos uma surpresinha.


O calor… afff… o calor era muito forte e as baterias do camper não aguentaram o climatizador ligado, complicado. Depois, já eram mais de 22:30h quando parou um caminhão frigorífico junto ao Tropeiro. O motorista veio nos questionar se íamos dormir ali porque o frigorífico baú passaria a noite ligado com muito barulho e ele precisava da energia do estabelecimento em frente. O máximo que conseguimos foi chegar o carro um pouco para frente porque as outras ruas ao redor da praça eram inclinadas. A noite não foi fácil.

A terça-feira amanheceu e fomos conhecer o Frigorífico Anglo. Às terças-feiras a visita guiada é gratuita, tivemos sorte.


Após o fechamento do frigorífico, o local foi tombado como Monumento Histórico Nacional e em 2015 foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade devido à sua importância na história, não somente do Uruguai, como do mundo todo.


O complexo industrial protegido pela UNESCO foi construído após o desenvolvimento de uma fábrica fundada em 1859 para processar carnes produzidas em terras vizinhas e exportar para o mercado europeu.


Em 1924, a pioneira empresa Liebig foi transformada em Anglo Refrigerador, que produzia mais de 100 especialidades enlatadas.


O local empregou trabalhadores vindos de 60 países diferentes.


A conservação do escritório é perfeita, a sensação é que as pessoas vão chegar para trabalhar a qualquer momento.


O local foi estrategicamente posicionado às margens do rio Uruguai para facilitar a movimentação da carga.


Uma curiosidade, o edifício de câmeras frias mede 100 mts x 40 mts com 5 pisos com capacidade para 18.000 toneladas. Para distribuir o gás amoníaco, o sistema dispõe de 70 kms de canos.


Depois da visita, almoçarmos uma massa caseira muito saborosa no restaurante Massas Caseiras Wolves bem ao lado.

Fray Bentos é cidade fronteiriça com a Argentina, onde fica a Aduana Puente Internacional de Fray Bentos. E assim deixamos o Uruguai. A aduana foi tranquila e fomos para a cidade de Galeigaychú, Argentina.

Chegamos à cidade as 15:30h e estava tudo fechado, só abria às 17:00h e o calor era insuportável. Esperamos na sorveteria Bahillo que aceitava pesos uruguaios, tinha ar refrigerado e wi-fi. Precisávamos comprar chips argentinos e trocar dinheiro para o argentino.

Tudo resolvido, fomos para um camping e aproveitar para lavar as roupas.