Dias 160 e 161 – Cueva Del Milodón (Chile)

Dias 160 e 161 – 12 e 13 de março de 2019 – Cueva Del Milodón (Chile)

Puerto Natales realmente é um lugar frio, a noite passada fez 0,7 graus, fica difícil sair da cama. Mas tínhamos que resolver a questão da barra que quebrou e o Enrique ia nos ajudar. Marcamos para nos encontrar as 10:00h.

Ele nos levou a um estaleiro de um amigo onde havia um soldador que resolveria o problema da barra que soltou da caminhonete.

Tudo resolvido, fomos para a cidade levar nossa roupa para lavar em uma lavanderia, fazer câmbio, abastecer o Tropeiro, enfim, coisas do dia a dia para continuar nossa viagem.

Vimos uma fruta diferente no supermercado, o pomelo, também chamado de laranja-natal ou cimbo. É uma fruta cítrica do sudoeste asiático.

Por indicação do nosso amigo Gilson Wander almoçamos na pizzaria Mesita Grande. E é assim mesmo, tem uma mesa grande onde todos se sentam juntos, compartilhando-a.

De tardinha, fomos ao porto ver como seria o embarque, e descobrimos que estávamos um dia adiantados…. affff…. ficamos perdidos, então, fomos para a orla do canal Señoret. Enquanto fazia o jantar, o casal argentino Danilo e Cristina que conhecemos no Parque Nacional Torres Del Paine parou para falar conosco. Eles iam até o porto para comprar passagem para fazer a mesma viagem que nós. Ficamos satisfeitos com a notícia. Depois da confusão nada melhor do que tomar uma cervejinha para relaxar.

Hoje, fomos finalmente conhecer a Cueca Del Milódon (Caverna do Milodón).

Fica a 24 km de Puerto Natales. O dia não estava bom para passeio, choveu o tempo todo.

Existem várias cavernas, e começamos pela caverna grande.

A formação da caverna começou cerca de 18.000 anos atrás com o avanço e retrocesso dos glaciares que provocaram erosão nas laterais do Cerro Benitez deixando as primeiras marcas da curva.

Depois 14.500 anos atrás, o gelo retrocedeu até o oceano Pacífico formando um lago proglacial que rodeava o Cerro Benitez transformando-o em uma ilha. As bordas do lago erodiram as camadas de terra mais frágeis do Cerro formando uma cavidade de rochas resistentes.

Andando pelas trilhas,

Até a caverna média.

Depois, fomos para o mirador, mas subimos só até a metade do morro e eu não quis continuar, estava muito cansativo.

Usamos capa de chuva, mas foi confuso, porque tinha que andar muito e aí, suávamos e ventava gelado e não dava para tirar a capa por causa da chuva. Enfim, passeamos e nos divertimos.

De volta a Puerto Natales, fomos nos despedir do Enrique e da Márcia.

Mas, as vizinhas ovelhas também vieram despedir de nós.

E Paulo aproveitou para alimentá-las. Elas são dóceis e Márcia chama cada uma pelo nome.

E como não somos de ferro, fomos também nos despedir do sanduíche Chacareiro Completo do Masay Pizza.

A empresa que realiza a viagem de navio pelos fiordes entre a região de Magallanes e a região de Aysén é a Transbordadora Austral Broom e o trajeto é de Puerto Natales até Puerto Yungay. O nome do navio é Crux Australis. Serão duas paradas, sendo a primeira em Puerto Éden onde poderemos descer e a segunda em Caleta Tortel, mas não é permitido descer.

Agora sim, fomos para o píer, embarcamos o Tropeiro que ficou ao lado do carro do Danilo e Cristina. Conhecemos o brasileiro Marino do projeto Américas que viajava em uma Toyota Bandeirante. Seu carro ficou na frente do nosso.

Entramos para o navio e fomos para nossos lugares marcados. O navio sairá amanhã as 5:00h da manhã, mas fomos obrigados a embarcar e dormir no navio desde hoje.

O preço do carro é cobrado por metro linear e o seu embarque é realizado antes do das pessoas. Então, o horário do carro era de 18:00 às 22:00h e das pessoas de 22:00 às 24:00h.

Transbordadora Austral Broom – Ferry Crux Australis
www.tabsa.cl
– Alta temporada (dezembro a fevereiro): todas as quintas-feiras
– Baixa temporada: três viagens