Dias 164 – Villa O´Higgins (Chile)

Dias 164 – 16/03/2019 – Sábado – Villa O´Higgins (Chile)

Vida de Viajante não é só flores. As 2:25 h da manhã fomos acordados pelo sistema de auto-falante do barco avisando que chegamos em Puerto Yungay e é para retirar o carro.

Retiramos e estacionamos na frente do porto e voltamos para dormir mais um pouco, pois é liberado para os passageiros ficarem até 7:30h, quando tivemos que desembarcar.

Preparei o nosso café no Tropeiro, reposicionamos a Camper encima da caminhonete e ficamos aguardando o próximo barco que sai as 10:00h para Rio Bravo, Villa O’Higgins.

O porto fica no final de um trecho da rodovia, não tem nada no lugar, apenas um abrigo para pessoas e uma cafeteria que estava fechada.

Como não existe estrada neste local, o barco é gratuito porque o governo entende que se não tem estrada ele tem que prover o deslocamento. São 12 kms de percurso num total de 45 minutos.

De Rio Bravo são 112 kms de estrada não pavimentada ( ripio) até Villa O’Higgins final da Carreteira Austral. Faremos a Carreteira Austral de baixo para cima.

Esse trecho da estrada é lindo.

Tem que parar para apreciar.

Chegamos à Villa O’Higgins, uma pequena cidade com cerca de 600 habitantes na região de Aysén, no sul do Chile. Fundada em 1966 e nomeada em homenagem ao herói da independência chileno Bernardo O’Higgins, é a capital da comuna O’Higgins da província de Capitán Prat.

Isso mesmo, os preços para os locais é diferente dos estrangeiros. Inclusive em parques e demais lugares.

Depois que chegamos começou a chover. Estacionamos na praça principal em frente à prefeitura.

A vila é uma graça, bem pequena. A temperatura está um pouco mais elevada, bem menos vento deste lado da cordilheira, mas umidade alta.

E fomos até o ponto onde começa a Carreteira Austral que era o motivo para virmos aqui.

As 22:00h a energia da cidade é desligada e percebemos ventos fortes balançando o Tropeiro.